Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO LIXO ZERO PREMIA CIDADÃOS DE TRÊS PONTAS

O objetivo da ação é reconhecer os vanguardistas de iniciativas que tornam realidade o conceito lixo zero na cidade

O Instituto Lixo Zero Brasil, organização nacional de incentivo ao consumo consciente e cuidado com o meio ambiente, promoveu, em todo o país, a primeira edição do Título Atitude Cidadã, que valoriza ações sustentáveis como o cuidado com descarte de resíduos, uso inteligente de recursos naturais, consumo responsável, entre outras. 


A premiação aconteceu entre os dias 22 e 27 de Março, de forma virtual, pela página do Facebook da Liga Ação Verde. https://www.facebook.com/groups/475206855828048

Foram 64 cidades, em 20 estados Brasileiros, participando do evento que tem por objetivo valorizar pessoas que doam seu tempo e atenção para o mundo, afetando sua rua, seu bairro, seu prédio, sua cidade e trazendo consequências positivas para a sociedade. Ao agradecer a elas e mostrar o que elas fazem, espera-se também inspirar outras pessoas a repensarem seus hábitos. Segundo Kadmo Côrtes da Silva, vice-presidente do ILZB “A metodologia de trabalho do Instituto é pelo caminho da inspiração e da motivação.”

Foram contemplados, em Três Pontas, no Sul de Minas, cinco moradores e duas instituição que executam ações simples e importantes no seu dia-a-dia procurando fazer sua parte pelo futuro do planeta.

Oportunidade de mudança
Durante a pandemia, muita gente começou a reparar como vive e como produz lixo. Isso poderá nos levar a uma mudança positiva.

Por conta das medidas de isolamento, impostas por autoridades de saúde globais para o controle da propagação do coronavírus (Covid-19), a questão do lixo foi parar no centro das discussões sobre sustentabilidade. Se, por um lado notou-se uma diminuição dos resíduos nas ruas da cidade, com a menor circulação de pessoas, por outro já é possível perceber um aumento na coleta domiciliar e a maior preocupação com o descarte.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estima que as medidas de quarentena e isolamento social geraram, no Brasil, um aumento de 15% a 25% na quantidade lixo residencial.

Passados mais de dez anos da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país avançou pouco nas ações previstas, principalmente quanto à geração de resíduos. Em uma década, a produção de resíduos sólidos urbanos cresceu 11%, de 71,2 milhões de toneladas/ano em 2010 para 79 milhões. Cada cidadão gera anualmente, em média, 380 quilos de lixo - número que também aumentou.

O que é o conceito Lixo Zero?
Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudarem seus modos de vidas e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Em Três Pontas
Estamos bem longe de uma situação confortável em relação ao lixo e ao cuidado com o meio ambiente, mas vamos caminhando. Com um pouco mais de informação à população sobre este e outros assuntos afins, conseguiremos dar mais alguns passos. Importante que ações de conscientização se multipliquem no município, sejam provenientes da gestão pública, sejam através de coletivos, ONGs ou indivíduos de bem.

Iniciativas como o Título Atitude Cidadã e outras semelhantes incentivam a revisão do modelo de consumo e descarte de resíduos e buscam conscientizar um maior número de Trespontanos a se engajar nessa causa, por uma cidade mais feliz num mundo melhor.

Os gratificados
Com um consciência de quem passou anos a educar nossos jovens a eterna professora Alexandra Paula Cavalcante De Alencar aplica no seu dia a dia as ações de reciclagem seja no seu trabalho ou em casa e sempre repensando ações que possam contribuir com a sustentabilidade na cidade de Três Pontas.

Um grupo motivado pela união em prol da sustentabilidade assim são os membros da Associação Trespontana De Catadores de Materiais Recicláveis (ATREMAR), agente ambientais que com muita competência auxiliam o município a reduzir o impactos da geração dos resíduos sólidos dando uma destinação ambientalmente correta a está geração na cidade de Três Pontas.

Sempre com grande determinação e compromisso com a sustentabilidade Eveline De Castro Rocha, segue junto a ATREMAR assessora e desenvolvendo projeto que impactam diretamente na sustentabilidade dos resíduos sólidos e na qualidade de vida dos catadores.

Atuando há 15 anos na coleta seletiva de materiais recicláveis Edilson Jose Da Silva, veem contribuindo para a sustentabilidade na cidade coleta os resíduos nos bairros e comércios de Três Pontas.

Seja com chuva ou sol a Equipe de Limpeza Pública de Três Pontas composta por mais de 40 membros desempenha sempre com grande êxito a correta limpeza e destinação dos resíduos na cidade Três Pontas.

Paulo Afonso Ferreira De Brito apostou em dar reutilização a roupas usadas colocando as peças a disposição das pessoas interessadas em reutilizar a peça novamente evitando seu descarte contribuindo assim para um consumo mais consciente das roupas na cidade de Três Pontas.

Com um grande senso de cidadania Sérgio Henrique Ferreira, dá exemplo ao realizar ações como separação de resíduos para a coleta seletiva no trabalho e em casa colaborando na destinação de pilhas e eletrônicos mantendo até um horta a partir de resíduos orgânicos adequadamente compostados demonstrando que com simples ação pode contribuir com a sustentabilidade na cidade.

A Live de entrega do Título Atitude Cidadã de Três Pontas ocorreu no dia 27 de março (sábado) ás 19:30 horas e a gravação está no link de acesso: https://www.facebook.com/tiagohenrique.silva.16/videos/10222518808733817/?notif_id=1617578560093925&notif_t=video_processed&ref=notif

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.