terça-feira, 6 de abril de 2021

INSTITUTO LIXO ZERO PREMIA CIDADÃOS DE TRÊS PONTAS

O objetivo da ação é reconhecer os vanguardistas de iniciativas que tornam realidade o conceito lixo zero na cidade

O Instituto Lixo Zero Brasil, organização nacional de incentivo ao consumo consciente e cuidado com o meio ambiente, promoveu, em todo o país, a primeira edição do Título Atitude Cidadã, que valoriza ações sustentáveis como o cuidado com descarte de resíduos, uso inteligente de recursos naturais, consumo responsável, entre outras. 


A premiação aconteceu entre os dias 22 e 27 de Março, de forma virtual, pela página do Facebook da Liga Ação Verde. https://www.facebook.com/groups/475206855828048

Foram 64 cidades, em 20 estados Brasileiros, participando do evento que tem por objetivo valorizar pessoas que doam seu tempo e atenção para o mundo, afetando sua rua, seu bairro, seu prédio, sua cidade e trazendo consequências positivas para a sociedade. Ao agradecer a elas e mostrar o que elas fazem, espera-se também inspirar outras pessoas a repensarem seus hábitos. Segundo Kadmo Côrtes da Silva, vice-presidente do ILZB “A metodologia de trabalho do Instituto é pelo caminho da inspiração e da motivação.”

Foram contemplados, em Três Pontas, no Sul de Minas, cinco moradores e duas instituição que executam ações simples e importantes no seu dia-a-dia procurando fazer sua parte pelo futuro do planeta.

Oportunidade de mudança
Durante a pandemia, muita gente começou a reparar como vive e como produz lixo. Isso poderá nos levar a uma mudança positiva.

Por conta das medidas de isolamento, impostas por autoridades de saúde globais para o controle da propagação do coronavírus (Covid-19), a questão do lixo foi parar no centro das discussões sobre sustentabilidade. Se, por um lado notou-se uma diminuição dos resíduos nas ruas da cidade, com a menor circulação de pessoas, por outro já é possível perceber um aumento na coleta domiciliar e a maior preocupação com o descarte.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estima que as medidas de quarentena e isolamento social geraram, no Brasil, um aumento de 15% a 25% na quantidade lixo residencial.

Passados mais de dez anos da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país avançou pouco nas ações previstas, principalmente quanto à geração de resíduos. Em uma década, a produção de resíduos sólidos urbanos cresceu 11%, de 71,2 milhões de toneladas/ano em 2010 para 79 milhões. Cada cidadão gera anualmente, em média, 380 quilos de lixo - número que também aumentou.

O que é o conceito Lixo Zero?
Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudarem seus modos de vidas e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Em Três Pontas
Estamos bem longe de uma situação confortável em relação ao lixo e ao cuidado com o meio ambiente, mas vamos caminhando. Com um pouco mais de informação à população sobre este e outros assuntos afins, conseguiremos dar mais alguns passos. Importante que ações de conscientização se multipliquem no município, sejam provenientes da gestão pública, sejam através de coletivos, ONGs ou indivíduos de bem.

Iniciativas como o Título Atitude Cidadã e outras semelhantes incentivam a revisão do modelo de consumo e descarte de resíduos e buscam conscientizar um maior número de Trespontanos a se engajar nessa causa, por uma cidade mais feliz num mundo melhor.

Os gratificados
Com um consciência de quem passou anos a educar nossos jovens a eterna professora Alexandra Paula Cavalcante De Alencar aplica no seu dia a dia as ações de reciclagem seja no seu trabalho ou em casa e sempre repensando ações que possam contribuir com a sustentabilidade na cidade de Três Pontas.

Um grupo motivado pela união em prol da sustentabilidade assim são os membros da Associação Trespontana De Catadores de Materiais Recicláveis (ATREMAR), agente ambientais que com muita competência auxiliam o município a reduzir o impactos da geração dos resíduos sólidos dando uma destinação ambientalmente correta a está geração na cidade de Três Pontas.

Sempre com grande determinação e compromisso com a sustentabilidade Eveline De Castro Rocha, segue junto a ATREMAR assessora e desenvolvendo projeto que impactam diretamente na sustentabilidade dos resíduos sólidos e na qualidade de vida dos catadores.

Atuando há 15 anos na coleta seletiva de materiais recicláveis Edilson Jose Da Silva, veem contribuindo para a sustentabilidade na cidade coleta os resíduos nos bairros e comércios de Três Pontas.

Seja com chuva ou sol a Equipe de Limpeza Pública de Três Pontas composta por mais de 40 membros desempenha sempre com grande êxito a correta limpeza e destinação dos resíduos na cidade Três Pontas.

Paulo Afonso Ferreira De Brito apostou em dar reutilização a roupas usadas colocando as peças a disposição das pessoas interessadas em reutilizar a peça novamente evitando seu descarte contribuindo assim para um consumo mais consciente das roupas na cidade de Três Pontas.

Com um grande senso de cidadania Sérgio Henrique Ferreira, dá exemplo ao realizar ações como separação de resíduos para a coleta seletiva no trabalho e em casa colaborando na destinação de pilhas e eletrônicos mantendo até um horta a partir de resíduos orgânicos adequadamente compostados demonstrando que com simples ação pode contribuir com a sustentabilidade na cidade.

A Live de entrega do Título Atitude Cidadã de Três Pontas ocorreu no dia 27 de março (sábado) ás 19:30 horas e a gravação está no link de acesso: https://www.facebook.com/tiagohenrique.silva.16/videos/10222518808733817/?notif_id=1617578560093925&notif_t=video_processed&ref=notif

Nenhum comentário: