segunda-feira, 31 de maio de 2021

CAFEICULTORES DE OLIVEIRA ADEREM AO PROGRAMA ALÉM DAS FRONTEIRAS


Na noite do último dia 25 de maio, a Sancoffee (Cooperativa dos produtores de cafés especiais de Santo Antônio do Amparo) por meio dos representantes Ana Cláudia Silva (coordenadora de Relacionamentos e Impacto) e Lucas Furtado (Gestão de informação), estiveram reunidos com a Ascoffee (associação de cafés especiais de Oliveira). 

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e contou com a presença da secretária Flávia Reis, do extencionista da Emater de Oliveira, Evandro Luiz Lopes Lélis e do coordenador do Programa Certifica Minas Café, Francisco Pedro.

O intuito dessa reunião foi para fazer uma oficialização da parceria do Projeto “Além das fronteiras” da Sancoffee, auxiliando e facilitando aos cafeicultores a acessos externos. A Sancoffee apresenta uma alternativa de comercialização com menor incidência de impostos e busca, por meio da união dos cafeicultores, ter um volume maior para a comercialização. A Sancoffee apresenta como diferencial competitivo, a qualidade dos produtos e a regionalização.


Ana Cláudia explicou como é avaliado o preço de mercado da saca de café semanalmente, fazendo uma análise da estimação de custos e formação do preço, para a exportação.

Evandro Lélis disse que trabalha com os cafeicultores da Ascoffe principalmente o programa “Certifica Minas Café”, um programa executado pela Emater MG e o Ima, vinculado a Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e abastecimento MG). O objetivo é atestar conformidades das propriedades produtoras, com as exigências do comércio mundial, possibilitando aos agricultores consolidar e conquistar novos mercados.

A secretária da SAMA, Flávia Reis enfatizou que presença da Emater em Oliveira, é de suma importância para que o pequeno e médio produtor tenham assistência de qualidade, acesso à informação e oportunidade de conhecer e participar de projetos como o “Certifica Minas Café” e o “Além das fronteiras” da Sancoffee, ambos proporcionando oportunidades que vão desde a melhoria da qualidade dos grãos, cuidados com o meio ambiente, até a agregação de valor em decorrência da exportação dos cafés.

Nenhum comentário: