segunda-feira, 31 de maio de 2021

MP DE MINAS REESTRUTURA COMUNICAÇÃO INTEGRADA E CRIA TV E RÁDIO INSTITUCIONAIS

Procurador-geral Jarbas Soares Júnior

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, assinou nesta sexta-feira, dia 28 de maio, a Resolução PGJ nº 23/2021, que reestrutura a Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e a Resolução PGJ nº 24/2021, que cria a TV e a Rádio da instituição.

A reestruturação da Comunicação Integrada da instituição foi desenvolvida pelo setor, pela Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli) e a Administração Superior da instituição. A Asscom tem a finalidade de coordenar, planejar, promover e avaliar as atividades de comunicação interna e externa do MPMG e também de coordenar a Rádio e a TV institucionais.

Inácio Muzzi

O procurador-geral comentou que, agora no fim da carreira, chegou à conclusão de que a Comunicação tomou importância das demais atividades da instituição. De acordo com ele, nesse momento, está ocorrendo uma guerra psicológica difusa contra o Ministério Público, em que os erros são mais valorizados do que os acertos. Por isso, segundo ele, é necessário que instituição se organize melhor para se comunicar com seus diversos públicos.

Ele também comentou que a instituição tem cerca de mil promotores, três mil servidores e mil terceirizados trabalhando em todo o estado para servir a sociedade. “O MPMG está nas ruas, nos fóruns, nos tribunais do júri, atua junto com as polícias civil, militar e federal, defendendo os valores, a cidadania, os direitos da população”, disse.


Jarbas Soares esclareceu que a criação da Rádio e da TV foi um ato simbólico para dar início ao projeto. “Estamos colocando o carro na frente dos bois”, disse, explicando que haverá pouco investimento e que a meta é atingir um milhão de seguidores no canal da instituição no YouTube.

Coordenador-geral
Durante a solenidade, tomou posse como coordenador-geral da Asscom, o jornalista Inácio Muzzi, que é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas. Ele trabalhou por 30 anos em São Paulo e Brasília, foi editor da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, atuou por 20 anos em redações da mídia impressa, foi coordenador de Comunicação de ministros do governo Fernando Henrique Cardoso e dirigiu a CDN, em Brasília, uma das maiores empresas de comunicação do país.

O coordenador-geral da Asscom explicou a reestruturação da Comunicação do MPMG e a criação da Rádio e da TV da instituição decorrem de dois fatos concretos: a modernização dos meios de comunicação e o crescimento da demanda da sociedade pela atuação do Ministério Público.

Segundo o jornalista, a comunicação tem um papel fundamental para dar tranquilidade ao cidadão e foi a percepção dessa sensibilidade que levou à renovação do setor. Ele informou que a Asscom será baseada em três pilares: comunicação Integrada, estrutura flexível e foco no fluxo. Conforme ele detalhou, a integração possibilitará que as demandas dos membros e das unidades da instituição sejam tratadas como projetos, que serão observados em todo o espectro da comunicação. A flexibilização reflete a atenção do MPMG às tecnologias e às práticas. O fluxo da informação valoriza a comunicação interna e externa da instituição”, disse.

“A criação dos canais de Rádio e TV completam esse sistema de informação do MPMG. Eu posso dizer que estamos prontos para estreitar laços do MP com seus públicos essenciais que são a sociedade, a imprensa e público interno”, afirmou.

A Asscom será composta pelo Grupo Gestor de Comunicação Integrada (GCOM, pelo Centro de Cerimonial (CCER), pelo Centro de Jornalismo (CJOR), pelo Centro de Publicidade e Design Gráfico (CPDG), pelo Centro de Relações Públicas (CERP) e pelo Núcleo de Apoio Técnico Especializado em Comunicação (NUTEC).

Nenhum comentário: