Pular para o conteúdo principal

MP DE MINAS REESTRUTURA COMUNICAÇÃO INTEGRADA E CRIA TV E RÁDIO INSTITUCIONAIS

Procurador-geral Jarbas Soares Júnior

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, assinou nesta sexta-feira, dia 28 de maio, a Resolução PGJ nº 23/2021, que reestrutura a Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e a Resolução PGJ nº 24/2021, que cria a TV e a Rádio da instituição.

A reestruturação da Comunicação Integrada da instituição foi desenvolvida pelo setor, pela Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli) e a Administração Superior da instituição. A Asscom tem a finalidade de coordenar, planejar, promover e avaliar as atividades de comunicação interna e externa do MPMG e também de coordenar a Rádio e a TV institucionais.

Inácio Muzzi

O procurador-geral comentou que, agora no fim da carreira, chegou à conclusão de que a Comunicação tomou importância das demais atividades da instituição. De acordo com ele, nesse momento, está ocorrendo uma guerra psicológica difusa contra o Ministério Público, em que os erros são mais valorizados do que os acertos. Por isso, segundo ele, é necessário que instituição se organize melhor para se comunicar com seus diversos públicos.

Ele também comentou que a instituição tem cerca de mil promotores, três mil servidores e mil terceirizados trabalhando em todo o estado para servir a sociedade. “O MPMG está nas ruas, nos fóruns, nos tribunais do júri, atua junto com as polícias civil, militar e federal, defendendo os valores, a cidadania, os direitos da população”, disse.


Jarbas Soares esclareceu que a criação da Rádio e da TV foi um ato simbólico para dar início ao projeto. “Estamos colocando o carro na frente dos bois”, disse, explicando que haverá pouco investimento e que a meta é atingir um milhão de seguidores no canal da instituição no YouTube.

Coordenador-geral
Durante a solenidade, tomou posse como coordenador-geral da Asscom, o jornalista Inácio Muzzi, que é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas. Ele trabalhou por 30 anos em São Paulo e Brasília, foi editor da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, atuou por 20 anos em redações da mídia impressa, foi coordenador de Comunicação de ministros do governo Fernando Henrique Cardoso e dirigiu a CDN, em Brasília, uma das maiores empresas de comunicação do país.

O coordenador-geral da Asscom explicou a reestruturação da Comunicação do MPMG e a criação da Rádio e da TV da instituição decorrem de dois fatos concretos: a modernização dos meios de comunicação e o crescimento da demanda da sociedade pela atuação do Ministério Público.

Segundo o jornalista, a comunicação tem um papel fundamental para dar tranquilidade ao cidadão e foi a percepção dessa sensibilidade que levou à renovação do setor. Ele informou que a Asscom será baseada em três pilares: comunicação Integrada, estrutura flexível e foco no fluxo. Conforme ele detalhou, a integração possibilitará que as demandas dos membros e das unidades da instituição sejam tratadas como projetos, que serão observados em todo o espectro da comunicação. A flexibilização reflete a atenção do MPMG às tecnologias e às práticas. O fluxo da informação valoriza a comunicação interna e externa da instituição”, disse.

“A criação dos canais de Rádio e TV completam esse sistema de informação do MPMG. Eu posso dizer que estamos prontos para estreitar laços do MP com seus públicos essenciais que são a sociedade, a imprensa e público interno”, afirmou.

A Asscom será composta pelo Grupo Gestor de Comunicação Integrada (GCOM, pelo Centro de Cerimonial (CCER), pelo Centro de Jornalismo (CJOR), pelo Centro de Publicidade e Design Gráfico (CPDG), pelo Centro de Relações Públicas (CERP) e pelo Núcleo de Apoio Técnico Especializado em Comunicação (NUTEC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.