Pular para o conteúdo principal

SESC DRAMATURGIAS 2021 OFERECE OFICINAS GRATUITAS

Projeto completa 23 anos e segue na promoção e incentivo ao teatro e ao intercâmbio artístico e cultural

Na pandemia, os espaços culturais, que vivem dos encontros, tiveram as portas fechadas. Ao mesmo tempo, a arte perdura como fonte de esperança e alento. Por isso é tão importante continuar possibilitando a produção cultural e incentivando a formação, experimentação e o intercâmbio artístico. Neste cenário, o projeto Sesc Dramaturgias abre as inscrições para oficinas online e gratuitas voltadas para as artes cênicas.

Desta vez, as unidades do Sesc em Minas de Poços de Caldas, Uberlândia e Montes Claros vão oferecer oficinas de Dramaturgia da Produção, da Dança, e da Encenação, respectivamente. As inscrições estão abertas, até o dia 21 de junho, para todos os interessados, mesmo que não estejam nas cidades que estão ofertando as oficinas.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA PANDEMIA E O SESC DRAMATURGIAS
A pesquisa de “Conjuntura do Setor de Economia Criativa – Efeitos da Crise da Covid-19”, conduzida no ano passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, mostrou sérios impactos no mercado e queda do faturamento. Houve ainda uma redução média de 43,9% do volume mensal de produção das atividades durante o período de confinamento - tendo como referência a produção dessas atividades calculadas para o ano de 2019.

Nessa conjuntura, o projeto Sesc Dramaturgias segue com o compromisso de estimular a leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo e, ainda, fomentar o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores e formadores de opinião.

 

PROGRAMAÇÃO DO SESC DRAMATURGIAS

 

  • Dramaturgia da Produção

Oficina: Diálogos de produção, com Cynthia Margareth (São Paulo/SP)

Sinopse: a oficina estimulará o diálogo entre produção criativa e colaborativa, com o intuito de provocar reflexões sobre a produção cultural e o fortalecimento de redes como ferramenta, que contribui para a necessidade de reinventar maneiras de agir e pensar cultura nesse período de pandemia em que as ações são prioritariamente digitais.

Datas: 12 a 16 de julho, das 19h às 22h; e 17 de julho, das 13h às 18h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Teams

Inscrições: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=L5t-OhVC_kuyUTU-PMFxQy_6Id1idb5GpX1uGN2w27RUMlVKODgyMVJFNFlPVTc3SUgxUzhPOVhTOC4u

 

Informações: (35)2101-8950 ou (35)2101-8995

 

  • Dramaturgia da Dança

Oficina: Dramaturgias do corpo: imagens carnificadas em danças emergentes, com Alexandre Américo (Natal/RN)

Sinopse: Alexandre Américo, tem se dedicado a investigar modos de se mover/ser/existir politico e esteticamente em dança. No aqui e agora, o artista se lança, nesta etapa de sua pesquisa, ao compartilhamento de seus achados no tocante aos entendimentos de dramaturgias e poéticas que emergem do corpo com o enfoque na produção das imagens que os artistas carnificam em cena. Entende-se, assim como em todos os trabalhos desenvolvidos por Américo, a improvisação em dança como uma linguagem cênica imprescindível para tecer, em tempo real, as questões performáticas envolvidas nas emergências dos corpos.

Datas: 21 a 25 de junho, das 19h às 22h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Google Meet

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1q9B017JbDfFeQwRsY7gZcSJ_b8js_VTcmRA1bIh7Bb4/viewform?edit_requested=true

Informações: (34) 3304-1200 ou (34) 3304-1213

 

  • Dramaturgia da Encenação

Oficina: Do teatro que conhecíamos, ao teatro possível: a direção teatral e outras escritas da cena no contexto pré, durante e pós pandêmico, com Fernando Yamamoto (Natal/RN)

Sinopse: a oficina é um espaço de troca e compartilhamento de experiências a partir do olhar da direção teatral, partindo da experiência do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. O grupo criou diversos trabalhos e exercícios cênicos, que buscam ampliar a reflexão e a prática sobre a escrita da cena no seu mais amplo sentido (a escrita do diretor, do dramaturgo e do ator), buscando estabelecer elos entre o teatro que conhecíamos antes da pandemia, as experiências online que estamos buscando nesse momento e a tentativa de um olhar em perspectiva ao que poderá nos esperar no teatro do porvir.

Datas: 21 a 30 de junho, das 19h às 21h30

Classificação etária: 16 anos

Onde: Zoom

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYpf9RZbZfKm4VqOV9PCAZfczDdhGgy5kDj70peZNosQQ5MA/viewform

Informações: (38) 2104-5100 ou (38) 2104-5116

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...