Pular para o conteúdo principal

SESC DRAMATURGIAS 2021 OFERECE OFICINAS GRATUITAS

Projeto completa 23 anos e segue na promoção e incentivo ao teatro e ao intercâmbio artístico e cultural

Na pandemia, os espaços culturais, que vivem dos encontros, tiveram as portas fechadas. Ao mesmo tempo, a arte perdura como fonte de esperança e alento. Por isso é tão importante continuar possibilitando a produção cultural e incentivando a formação, experimentação e o intercâmbio artístico. Neste cenário, o projeto Sesc Dramaturgias abre as inscrições para oficinas online e gratuitas voltadas para as artes cênicas.

Desta vez, as unidades do Sesc em Minas de Poços de Caldas, Uberlândia e Montes Claros vão oferecer oficinas de Dramaturgia da Produção, da Dança, e da Encenação, respectivamente. As inscrições estão abertas, até o dia 21 de junho, para todos os interessados, mesmo que não estejam nas cidades que estão ofertando as oficinas.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA PANDEMIA E O SESC DRAMATURGIAS
A pesquisa de “Conjuntura do Setor de Economia Criativa – Efeitos da Crise da Covid-19”, conduzida no ano passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, mostrou sérios impactos no mercado e queda do faturamento. Houve ainda uma redução média de 43,9% do volume mensal de produção das atividades durante o período de confinamento - tendo como referência a produção dessas atividades calculadas para o ano de 2019.

Nessa conjuntura, o projeto Sesc Dramaturgias segue com o compromisso de estimular a leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo e, ainda, fomentar o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores e formadores de opinião.

 

PROGRAMAÇÃO DO SESC DRAMATURGIAS

 

  • Dramaturgia da Produção

Oficina: Diálogos de produção, com Cynthia Margareth (São Paulo/SP)

Sinopse: a oficina estimulará o diálogo entre produção criativa e colaborativa, com o intuito de provocar reflexões sobre a produção cultural e o fortalecimento de redes como ferramenta, que contribui para a necessidade de reinventar maneiras de agir e pensar cultura nesse período de pandemia em que as ações são prioritariamente digitais.

Datas: 12 a 16 de julho, das 19h às 22h; e 17 de julho, das 13h às 18h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Teams

Inscrições: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=L5t-OhVC_kuyUTU-PMFxQy_6Id1idb5GpX1uGN2w27RUMlVKODgyMVJFNFlPVTc3SUgxUzhPOVhTOC4u

 

Informações: (35)2101-8950 ou (35)2101-8995

 

  • Dramaturgia da Dança

Oficina: Dramaturgias do corpo: imagens carnificadas em danças emergentes, com Alexandre Américo (Natal/RN)

Sinopse: Alexandre Américo, tem se dedicado a investigar modos de se mover/ser/existir politico e esteticamente em dança. No aqui e agora, o artista se lança, nesta etapa de sua pesquisa, ao compartilhamento de seus achados no tocante aos entendimentos de dramaturgias e poéticas que emergem do corpo com o enfoque na produção das imagens que os artistas carnificam em cena. Entende-se, assim como em todos os trabalhos desenvolvidos por Américo, a improvisação em dança como uma linguagem cênica imprescindível para tecer, em tempo real, as questões performáticas envolvidas nas emergências dos corpos.

Datas: 21 a 25 de junho, das 19h às 22h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Google Meet

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1q9B017JbDfFeQwRsY7gZcSJ_b8js_VTcmRA1bIh7Bb4/viewform?edit_requested=true

Informações: (34) 3304-1200 ou (34) 3304-1213

 

  • Dramaturgia da Encenação

Oficina: Do teatro que conhecíamos, ao teatro possível: a direção teatral e outras escritas da cena no contexto pré, durante e pós pandêmico, com Fernando Yamamoto (Natal/RN)

Sinopse: a oficina é um espaço de troca e compartilhamento de experiências a partir do olhar da direção teatral, partindo da experiência do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. O grupo criou diversos trabalhos e exercícios cênicos, que buscam ampliar a reflexão e a prática sobre a escrita da cena no seu mais amplo sentido (a escrita do diretor, do dramaturgo e do ator), buscando estabelecer elos entre o teatro que conhecíamos antes da pandemia, as experiências online que estamos buscando nesse momento e a tentativa de um olhar em perspectiva ao que poderá nos esperar no teatro do porvir.

Datas: 21 a 30 de junho, das 19h às 21h30

Classificação etária: 16 anos

Onde: Zoom

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYpf9RZbZfKm4VqOV9PCAZfczDdhGgy5kDj70peZNosQQ5MA/viewform

Informações: (38) 2104-5100 ou (38) 2104-5116

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...