Pular para o conteúdo principal

SESC DRAMATURGIAS 2021 OFERECE OFICINAS GRATUITAS

Projeto completa 23 anos e segue na promoção e incentivo ao teatro e ao intercâmbio artístico e cultural

Na pandemia, os espaços culturais, que vivem dos encontros, tiveram as portas fechadas. Ao mesmo tempo, a arte perdura como fonte de esperança e alento. Por isso é tão importante continuar possibilitando a produção cultural e incentivando a formação, experimentação e o intercâmbio artístico. Neste cenário, o projeto Sesc Dramaturgias abre as inscrições para oficinas online e gratuitas voltadas para as artes cênicas.

Desta vez, as unidades do Sesc em Minas de Poços de Caldas, Uberlândia e Montes Claros vão oferecer oficinas de Dramaturgia da Produção, da Dança, e da Encenação, respectivamente. As inscrições estão abertas, até o dia 21 de junho, para todos os interessados, mesmo que não estejam nas cidades que estão ofertando as oficinas.

PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA PANDEMIA E O SESC DRAMATURGIAS
A pesquisa de “Conjuntura do Setor de Economia Criativa – Efeitos da Crise da Covid-19”, conduzida no ano passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, mostrou sérios impactos no mercado e queda do faturamento. Houve ainda uma redução média de 43,9% do volume mensal de produção das atividades durante o período de confinamento - tendo como referência a produção dessas atividades calculadas para o ano de 2019.

Nessa conjuntura, o projeto Sesc Dramaturgias segue com o compromisso de estimular a leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo e, ainda, fomentar o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores e formadores de opinião.

 

PROGRAMAÇÃO DO SESC DRAMATURGIAS

 

  • Dramaturgia da Produção

Oficina: Diálogos de produção, com Cynthia Margareth (São Paulo/SP)

Sinopse: a oficina estimulará o diálogo entre produção criativa e colaborativa, com o intuito de provocar reflexões sobre a produção cultural e o fortalecimento de redes como ferramenta, que contribui para a necessidade de reinventar maneiras de agir e pensar cultura nesse período de pandemia em que as ações são prioritariamente digitais.

Datas: 12 a 16 de julho, das 19h às 22h; e 17 de julho, das 13h às 18h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Teams

Inscrições: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=L5t-OhVC_kuyUTU-PMFxQy_6Id1idb5GpX1uGN2w27RUMlVKODgyMVJFNFlPVTc3SUgxUzhPOVhTOC4u

 

Informações: (35)2101-8950 ou (35)2101-8995

 

  • Dramaturgia da Dança

Oficina: Dramaturgias do corpo: imagens carnificadas em danças emergentes, com Alexandre Américo (Natal/RN)

Sinopse: Alexandre Américo, tem se dedicado a investigar modos de se mover/ser/existir politico e esteticamente em dança. No aqui e agora, o artista se lança, nesta etapa de sua pesquisa, ao compartilhamento de seus achados no tocante aos entendimentos de dramaturgias e poéticas que emergem do corpo com o enfoque na produção das imagens que os artistas carnificam em cena. Entende-se, assim como em todos os trabalhos desenvolvidos por Américo, a improvisação em dança como uma linguagem cênica imprescindível para tecer, em tempo real, as questões performáticas envolvidas nas emergências dos corpos.

Datas: 21 a 25 de junho, das 19h às 22h

Classificação etária: 16 anos

Onde: Google Meet

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1q9B017JbDfFeQwRsY7gZcSJ_b8js_VTcmRA1bIh7Bb4/viewform?edit_requested=true

Informações: (34) 3304-1200 ou (34) 3304-1213

 

  • Dramaturgia da Encenação

Oficina: Do teatro que conhecíamos, ao teatro possível: a direção teatral e outras escritas da cena no contexto pré, durante e pós pandêmico, com Fernando Yamamoto (Natal/RN)

Sinopse: a oficina é um espaço de troca e compartilhamento de experiências a partir do olhar da direção teatral, partindo da experiência do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. O grupo criou diversos trabalhos e exercícios cênicos, que buscam ampliar a reflexão e a prática sobre a escrita da cena no seu mais amplo sentido (a escrita do diretor, do dramaturgo e do ator), buscando estabelecer elos entre o teatro que conhecíamos antes da pandemia, as experiências online que estamos buscando nesse momento e a tentativa de um olhar em perspectiva ao que poderá nos esperar no teatro do porvir.

Datas: 21 a 30 de junho, das 19h às 21h30

Classificação etária: 16 anos

Onde: Zoom

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYpf9RZbZfKm4VqOV9PCAZfczDdhGgy5kDj70peZNosQQ5MA/viewform

Informações: (38) 2104-5100 ou (38) 2104-5116

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...