sexta-feira, 22 de abril de 2022

UFLA SE ENGAJA NA INSTALAÇÃO DE HORTAS COMUNITÁRIAS EM MOÇAMBIQUE


Entre os dias 4 e 16 de abril, a professora Heloísa Oliveira da Escola de Ciências Agrárias (ESAL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou de uma cooperação humanitária em Moçambique. A ação tem como princípio a doação de sementes e materiais de insumos para a instalação de hortas comunitárias que beneficiará em média 300 famílias. 

O objetivo é contribuir para a amenização da insegurança alimentar do país africano, em especial nas regiões que foram atingidas pelos ciclones Idaí e Kenethsua em 2019 e tiveram sua agricultura arrasada, além de consequências advindas da pandemia de Covid-19. O Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sul de Minas) também esteve presente, representado pelo professor Francisco Sobral.

A cooperação brasileira é coordenada pela analista de cooperação Paula Rougemont e o assistente de projetos Bruno Andrade, ambos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)/Ministério das Relações Exteriores (MRE) e membros do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM). Os recursos recebidos permitirão o plantio de variedades de legumes e hortaliças (pimentão, repolho, tomate, cenoura, alface e cebola) que já foram testadas com êxito em Moçambique, em projeto de cooperação técnica trilateral coordenado pela ABC.

A ação ocorre em quatro cidades: Sunssundenga (Província de Manica), Beira (Província de Sofala), Namacurra (Província de Zambézia) e Metuge (Província de Cabo Delgado). Nesta primeira fase, foram realizadas visitas técnicas em áreas de campo para o reconhecimento das áreas que receberão as hortas comunitárias, não só para subsidiar a quantidade de sementes a serem adquiridas, mas também para orientar a lista de materiais e insumos que serão comprados.

Na próxima fase, que deverá iniciar no segundo semestre de 2022, ocorre a instalação e treinamento dos produtores locais, contando com a participação de outros professores e discentes da pós-graduação da UFLA. Até o momento estão confirmados os professores Sebastião Márcio de Azevedo, Cleiton Lourenço de Oliveira, Édila Vilela de Resende Von Pinho e Valter Carvalho de Andrade Júnior (atual vice-reitor).

Em uma terceira etapa, os extensionistas responsáveis por atender as comunidades que terão as hortas instaladas, virão para o Brasil e farão um treinamento prático no IF Sul de Minas, com visita técnica ao Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT) da UFLA.

Nenhum comentário: