Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE LAVRAS DÁ DICAS PARA TRÁFEGO SEGURO NAS ESTRADAS RURAIS


O município de Lavras possui muitas estradas rurais, com tráfego constante de veículos, desde carros de passeios a caminhões pesados, além de serem muito utilizadas para a prática de esportes e atividades físicas como caminhada e ciclismo. E por isso, os transeuntes, ciclistas, motociclistas e motoristas devem ter atenção redobrada, pois principalmente quando a estrada está em boas condições, a tendência é queiram exceder na velocidade.
 
Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Lavras orienta os usuários das estradas rurais a fim de garantir a segurança no trânsito nestas vias.
 
Para os motoristas, recomenda-se sempre o uso de velocidade moderada e utilizar os faróis para facilitar a visão do veículo.
 
Aos ciclistas, recomenda-se sempre o uso de equipamentos de segurança de boa qualidade (capacetes e luvas), procure não pedalar sozinho, ou, pelo menos, avise alguém para onde estará indo. Leve sempre um kit básico com bomba de ar, remendos, ferramentas e uma câmera de ar reserva, caso seu pneu venha a furar. Procure manter sua bicicleta em dia, fazendo revisões e ajustes periodicamente. Não se esqueça também de instalar a sinalização refletiva de segurança na bicicleta, o que permitirá melhor visão por parte dos motoristas que trafegam na estrada. Sempre que encontrar uma porteira ou cerca, peça autorização, pois poderá encontrar animais soltos, como cachorros ou gado e não esqueça de fechá-la assim que passar.

Mesmo pedalando em estradas de terra, siga os princípios básicos de como andar de bicicleta, trafegue pela direita, respeite os cruzamentos e pedestres, obedeça a sinalização e mais do que nunca, leve todo o lixo produzido no passeio de volta para a casa. Seguindo estas dicas, o pedal será tranquilo e deixará apenas pegadas, levando somente boas lembranças ou imagens do trajeto.

Motoristas, sigam as seguintes dicas:
● Preste o dobro de atenção em curvas e descidas
● Cuide dos pneus
● Ande em uma velocidade equilibrada
● Busque as superfícies uniformes
● Cheque suspensão e amortecedor
● Saiba reagir na lama e diante de pedras
● Mantenha a calma em situações de atoleiro.
Ciclistas, sigam as seguintes dicas:
● Use sempre capacete
● Se possível, utilize retrovisores e buzina
● Adesivos refletivos ajudam a tornar a bicicleta mais visível
● Vista sempre roupas apropriadas e com cores claras
● Trafegue no mesmo sentido dos veículos
● Redobre a atenção nas entradas e saídas das rodovias
● Ao pedalar em grupos, mantenha fila indiana e nunca em pares
● Jamais pegue rabeira ou vácuo
● Siga sempre pelo acostamento, jamais trafegue na pista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...