quinta-feira, 2 de junho de 2022

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE LAVRAS DÁ DICAS PARA TRÁFEGO SEGURO NAS ESTRADAS RURAIS


O município de Lavras possui muitas estradas rurais, com tráfego constante de veículos, desde carros de passeios a caminhões pesados, além de serem muito utilizadas para a prática de esportes e atividades físicas como caminhada e ciclismo. E por isso, os transeuntes, ciclistas, motociclistas e motoristas devem ter atenção redobrada, pois principalmente quando a estrada está em boas condições, a tendência é queiram exceder na velocidade.
 
Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Lavras orienta os usuários das estradas rurais a fim de garantir a segurança no trânsito nestas vias.
 
Para os motoristas, recomenda-se sempre o uso de velocidade moderada e utilizar os faróis para facilitar a visão do veículo.
 
Aos ciclistas, recomenda-se sempre o uso de equipamentos de segurança de boa qualidade (capacetes e luvas), procure não pedalar sozinho, ou, pelo menos, avise alguém para onde estará indo. Leve sempre um kit básico com bomba de ar, remendos, ferramentas e uma câmera de ar reserva, caso seu pneu venha a furar. Procure manter sua bicicleta em dia, fazendo revisões e ajustes periodicamente. Não se esqueça também de instalar a sinalização refletiva de segurança na bicicleta, o que permitirá melhor visão por parte dos motoristas que trafegam na estrada. Sempre que encontrar uma porteira ou cerca, peça autorização, pois poderá encontrar animais soltos, como cachorros ou gado e não esqueça de fechá-la assim que passar.

Mesmo pedalando em estradas de terra, siga os princípios básicos de como andar de bicicleta, trafegue pela direita, respeite os cruzamentos e pedestres, obedeça a sinalização e mais do que nunca, leve todo o lixo produzido no passeio de volta para a casa. Seguindo estas dicas, o pedal será tranquilo e deixará apenas pegadas, levando somente boas lembranças ou imagens do trajeto.

Motoristas, sigam as seguintes dicas:
● Preste o dobro de atenção em curvas e descidas
● Cuide dos pneus
● Ande em uma velocidade equilibrada
● Busque as superfícies uniformes
● Cheque suspensão e amortecedor
● Saiba reagir na lama e diante de pedras
● Mantenha a calma em situações de atoleiro.
Ciclistas, sigam as seguintes dicas:
● Use sempre capacete
● Se possível, utilize retrovisores e buzina
● Adesivos refletivos ajudam a tornar a bicicleta mais visível
● Vista sempre roupas apropriadas e com cores claras
● Trafegue no mesmo sentido dos veículos
● Redobre a atenção nas entradas e saídas das rodovias
● Ao pedalar em grupos, mantenha fila indiana e nunca em pares
● Jamais pegue rabeira ou vácuo
● Siga sempre pelo acostamento, jamais trafegue na pista.

Nenhum comentário: