Pular para o conteúdo principal

INATEL INTEGRA PROJETO VOLTADO PARA O AVANÇO DA TECNOLOGIA NO CAMPO


O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, participa do grupo de instituições que integram o novo projeto criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com o intuito de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias emergentes visando inserir produtores rurais no processo de transformação digital. O diretor da instituição, professor Carlos Nazareth Motta Marins, e o pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa, professor José Marcos Câmara Brito, participaram na última semana do lançamento do “Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD SemeAr)”, que será destinado ao projeto.

Aprovado no final de 2022 em edital da Fapesp para constituição de Centros virtuais orientados a problemas específicos e com impacto social e econômico, o projeto contará com investimento total de R$ 25 milhões ao longo dos próximos cinco anos. O objetivo é avançar no conhecimento e gerar soluções que atendam às necessidades de pequenos e médios produtores rurais, de forma a contribuir para reduzir imperfeições de mercado e desigualdades na adoção de tecnologias digitais que sejam capazes de promover ganhos de produtividade e competitividade, redução de custos e aumento da eficiência da produção agrícola.

“A criação do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital é um marco para o agronegócio brasileiro. O Centro irá na inclusão digital de pequenos e médios produtores rurais. Várias frentes de pesquisa estão definidas, como Inteligência Artificial, Sensoriamento Remoto, Automação e Agricultura de Precisão, Rastreabilidade e Certificação e Conectividade, que é uma questão fundamental para o sucesso das demais frentes, sendo transversal a todas elas. O Inatel irá atuar principalmente na frente de conectividade, pesquisando e desenvolvendo soluções em sistemas de comunicações móveis e redes óptico/wireless voltadas para o segmento do agronegócio”, explica o professor José Brito, que atua também como vice-diretor do Centro.

Entre as ações previstas pelo projeto, está o estabelecimento de Distritos Agro Tecnológicos (DATs), em diferentes regiões do país, para a promoção de soluções de conectividade em áreas rurais e a inserção de tecnologias digitais em processos de produção agropecuária. Os primeiros pilotos, que servem como referência para o novo projeto, foram estabelecidos nos municípios paulistas de Caconde, região caracterizada pela presença de pequenos e médios cafeicultores, e de São Miguel Arcanjo, que tem a produção de uva como atividade de destaque.

A Embrapa Agricultura Digital, unidade localizada em Campinas (SP), é a instituição sede do projeto, que tem ainda como instituições associadas o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), além do Inatel.

*Da assessoria do INATEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho