Pular para o conteúdo principal

TURMA DO CURSO DE TURISMO DA UFMG VISITA CAXAMBU


Alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estiveram em Caxambu, no Circuito das Águas, entre os dias 30 de maio e 2 de junho em uma visita técnica para conhecer in loco um pouco mais sobre termalismo, história da cidade e região.

Esta é a primeira vez que a disciplina está sendo ofertada no curso de turismo daquela universidade. -“Um dos temas dentro da disciplina alternativa de saúde e bem-estar é o termalismo, por isso resolvemos fazer esta visita técnica em Caxambu para que os alunos tivessem vivência prática sobre o assunto”, explicou a professora Danielle Fernandes Costa Machado, bacharel em turismo com mestrado e doutorado em Administração que acompanhou o grupo.

Na oportunidade, todos puderam conhecer o Parque das Águas, usufruir dos banhos no Balneário Hidroterápico e conhecer detalhes sobre as diversas ações que a Prefeitura vem realizando por meio da Secretaria de Turismo e Cultura para aumentar o número de hospedagens e fortalecer Caxambu como destino de turístico de saúde e bem-estar.

Foram realizadas palestras para os estudantes, com participação do Secretário Municipal de Turismo e Cultura Filipe Condé, que abordou entre outros temas, o registro da tradição da coleta de água no Parque das Águas como patrimônio imaterial no município, além de explanar também a respeito das ações para a melhoria e ampliação do turismo na cidade e região.

-“Um momento importante para Caxambu, para o turismo, receber os alunos, falar de nosso potencial turístico e ainda apresentar o que estamos realizando para o crescimento deste setor da economia tão importante para a geração de emprego, renda e para o desenvolvimento” – afirmou Condé.

Os alunos também ouviram o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Caxambu Amaro Gadbem, que é empresário do ramo hoteleiro na cidade, sobre as ações tanto do poder público quanto da iniciativa privada para apoiar o desenvolvimento do turismo.

Estiveram ainda conversando com aos alunos o presidente do Caxambu Convention Bureau Marcelo Figueiredo e o empresário Caio Clébicar que promove passeios turísticos na região.

Em outro momento a turma da UFMG conheceu mais detalhes sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com ênfase em Termalismo Social e Crenoterapia que estão sendo desenvolvidas e apoiadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, com a Diretora de Regulação em Saúde de Caxambu, Flaviana Fernandes. A professora e terapeuta das PICS Luciana Silva, também acompanhou a turma durante a visita e fez abordagens sobre as terapias, seus benefícios e o correto uso das águas.

Um momento diferenciado para os alunos no aprendizado sobre o turismo. -“Foi uma experiência muito importante. Conhecemos mais sobre a história do município, vimos a tradição da coleta de água por parte dos moradores, ouvimos sobre como foi o auge da cidade na época dos cassinos e a busca por tratamentos utilizando as águas minerais. Aprendemos ainda como funciona o empresariado daqui, vimos a dedicação da Prefeitura com a produção de roteiros e opções com as práticas integrativas. Foi uma experiência muito boa” –disse a aluna Luísa Fonseca Lima.

A chefe da Central de Apoio ao Turista Ana Cristina Ribeiro elaborou um roteiro pedagógico voltado para a disciplina Termalismo, com reconhecimento do Parque, degustação das águas, visita ao balneário e seus banhos, visando também que outras turmas do curso da UFMG venham fazer visitas técnicas, além de estudantes do ensino médio e fundamental que serão recepcionados com roteiros direcionados aos cursos e disciplinas isoladas.

-“Fomos muito bem acolhidos pela equipe da Secretaria de Turismo e Cultura. Agradecemos pela programação montada com carinho e cuidado. O objetivo é que a disciplina seja ofertada nos próximos semestres e que seja possível criar um projeto de extensão na universidade. Essa região é um polo de referência para o turismo e está sendo muito importante esta parceria”, concluiu a professora Danielle Fernandes Costa Machado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.