Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UNIFAL-MG É AGRACIADO COM A ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO DA ASSEMBLEIA DE MINAS

Homenagem é concedida a pessoas e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública

Prof. Heron Laiber Bonadiman - reitor da UFVJM; Prof. Wagner de Paulo Santiago - reitor da Unimontes; Profa. Lavínia Rosa Rodrigues - reitora da UEMG; Prof. Sandro Amadeu Cerveira - reitor da UNIFAL-MG, e Profa. Cristiane Medina Finzi Quintão - pró-reitora de graduação da UFSJ

O reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Sandro Amadeu Cerveira, foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo de 2023, no grau “Mérito Especial”, na cerimônia promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A homenagem é concedida a pessoas e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania, bem como por seus méritos excepcionais.

Além do professor Sandro Cerveira, representando a UNIFAL-MG, também foram agraciadas as universidades mineiras UFMG e UEMG, como instituições; além de representantes da UFVJM e da UFSJ, dentre as 175 personalidades e instituições nas áreas de inovação, futuro, inclusão, representatividade, cultura, educação e sociedade homenageadas.

“Com muito orgulho, tive a honra e a felicidade de condecorar, com a medalha de Ordem do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o professor Sandro, reitor da Universidade Federal de Alfenas”, ressaltou o deputado estadual Professor Cleiton, que foi responsável pela indicação do reitor da UNIFAL-MG.

Em publicação nas redes sociais, o deputado destacou: “Uma honraria mais do que merecida. Professor Sandro é uma grande inspiração para todos nós, exemplo de professor e ser humano, o que reflete na gestão da universidade.”

O parlamentar também falou da representatividade do reitor para a comunidade universitária da UNIFAL-MG em vídeo divulgado em suas redes: “O professor Sandro representa toda a comunidade acadêmica, docente e discente, de uma das universidades que mais crescem no nosso estado e também tudo que ela representa para nosso Sul de Minas numa gestão, que é uma gestão de expansão da universidade, fazendo da universidade um espaço de democracia, de formação humana, mas acima de tudo, uma fábrica de sonhos e de transformação de vida e de inclusão social”, discursou.

Ao comentar a homenagem, o reitor destacou que a honraria vai além de um marco significativo pessoal. “Receber esse reconhecimento é uma grande honra e alegria pelo seu significado pessoal naturalmente, mas sobretudo pelo que ele representa do ponto de vista coletivo e político”, disse. “Ao agraciar o reitor de uma universidade pública com sua máxima honraria, a Assembleia reconhece toda uma comunidade que diariamente produz ensino, pesquisa e extensão de qualidade para toda a sociedade ao mesmo tempo em que sinaliza a importância da educação na construção e nós rumos do país”, pontuou.

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Martins Leite, saudou os homenageados enfatizando que a inovação não significa apenas avanços científicos. “Inovar é também o compromisso com a melhoria constante, o espírito criativo, a maneira como encontramos soluções para os problemas cotidianos, promovemos a inclusão social e respeitamos o meio ambiente”, afirmou. “A medalha é a valorização de seres humanos de ponta que fazem a diferença em nossa sociedade”, disse.

O presidente da ALMG ainda enfatizou a pluralidade e diversidade das indicações, feitas pelos parlamentares. E reforçou que cada um dos agraciados representa uma infinidade de pessoas que trabalham pelo bem comum nos 853 municípios mineiros. “A maior e mais verdadeira riqueza de Minas Gerais é nossa gente”, disse.

Presente na cerimônia, o governador em exercício, professor Mateus Simões, reforçou que cada agraciado tem uma história de vida que merece ser conhecida e é um exemplo a ser seguido. A homenagem, segundo ele, serve não apenas para reconhecer o trabalho prestado, mas também para jogar luz sobre esses exemplos.

Articulação política junto aos deputados estaduais
Na oportunidade da homenagem, o professor Sandro Cerveira aproveitou para conversar com os deputados estaduais a fim de reforçar o pedido para que continuem apoiando as universidades federais e em particular a UNIFAL-MG. Além da articulação com o deputado Professor Cleiton, o reitor esteve também com o deputado Luizinho e com a deputada Beatriz Cerqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...