Pular para o conteúdo principal

TRÊS CIDADES DO SUL DE MINAS SÃO FINALISTAS DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA

Caxambu, Coqueiral e Varginha estão na final da etapa estadual da premiação. Os vencedores de Minas Gerais serão conhecidos no dia 17 de abril

As cidades de Caxambu, Coqueiral e Varginha, no Sul de Minas, estão entre os 30 projetos finalistas da etapa mineira do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de abril, em solenidade na sede do Sebrae Minas, a partir de 9 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube da entidade. Os projetos vencedores em cada categoria concorrerão na etapa nacional.

As cidades do Sul de Minas estão na disputa de três categorias: Empreendedorismo na Escola, Central de Inclusão Produtiva e Sustentabilidade e Meio Ambiente. Há, ainda, projetos inscritos em outras sete categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Turismo e Identidade Territorial, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora, e Governança Territorial. Ao todo, o Sebrae Minas recebeu a inscrição de mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios.

“O prêmio é importante por reconhecer as boas práticas de gestão na busca pelo desenvolvimento econômico dos municípios. A iniciativa promove um ambiente empresarial mais saudável para os pequenos negócios, visto que estimula o desenvolvimento do território”, explica o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Pereira.

Projetos finalistas

Varginha
A prefeitura de Varginha disputa a categoria Empreendedorismo da Escola om o projeto “1ª Gintech – Gincana de Tecnologia da Rede Municipal”. A inciativa integra o Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino de Varginha (Promitec) e tem o objetivo de promover a integração efetiva de tecnologias educacionais no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma gincana de tecnologias que abrange simultaneamente formação docente e utilização de práticas pedagógicas para o fortalecimento da competência digital dos alunos e a fluência digital docente.

Caxambu
Na categoria Inclusão Produtiva, Caxambu concorre com o projeto Caxambu: “Central de Inclusão Produtiva”. A fim de promover o crescimento sustentável da comunidade, a iniciativa oferta, por meio de cursos profissionalizantes e de capacitação de curta e longa duração, o fomento à inserção no mercado de trabalho. Com isso, o programa reduziu a evasão escolar e ampliou as habilidades profissionais dos participantes que conseguiram novas oportunidades de trabalho ou abriram os próprios negócios.

Coqueiral
Com o projeto “Coqueiro Verde”, Coqueiral concorre na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. No programa, moradores da cidade que doam material reciclável em um dos pontos de coleta recebem a moeda local “coqueiro verde” como pagamento pela ação, que pode ser utilizada para a compra de produtos na feira semanal. Aos domingos, as notas do “coqueiro verde” são recolhidas dos feirantes e levadas para contagem na Prefeitura, que paga em reais por tudo que foi vendido utilizando a nota. Essa nova moeda local e tem ajudado a movimentar a economia do município ao mesmo tempo em que estimula a consciência ambiental.

Sobre o PSPE
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. São avaliadas as iniciativas que transformam o ambiente de negócios nos diferentes territórios do Brasil, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores.

O PSPE reconhece e dissemina boas práticas de gestão pública municipal que geram impactos positivos para microempreendedores Individual (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Agricultores Familiares, Produtores Rural, Pessoa Física, Artesãos, e Empreendimentos Econômicos Solidários, por consequência, para o desenvolvimento econômico local.

Em mais de 20 anos de premiação, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, antes conhecido como Prêmio Prefeito Empreendedor, já recebeu mais de 11 mil inscrições e premiou mais de mil práticas, que serviram de exemplo e deram orgulho para a população dos municípios brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...