Pular para o conteúdo principal

COOXUPÉ É A PRIMEIRA COOPERATIVA DO MUNDO A TER PROTOCOLO DE SUSTENTABILIDADE RECONHECIDO PELA PLATAFORMA GLOBAL DO CAFÉ

Mecanismo de Equivalência da associação internacional avalia conjunto de critérios que garante um sistema confiável e eficaz para implementação na cafeicultura

A Plataforma Global do Café (GCP, na sigla em inglês), associação internacional com mais de 140 membros de todos os elos da cadeia produtiva, reconheceu o Protocolo Gerações, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, como equivalente ao seu Código de Referência de Sustentabilidade do Café. Com mais de 19 mil famílias cooperadas e atuante em mais de 340 municípios do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo, a Cooxupé é a primeira cooperativa do mundo a ter seu protocolo de sustentabilidade reconhecido pela GCP.

De acordo com a entidade, seu Código de Referência foi desenvolvido como um parâmetro para que o setor cafeeiro se alinhe às práticas e princípios fundamentais de sustentabilidade, abrangendo as dimensões econômica, social e ambiental.

Além disso, para um programa sustentável ter o reconhecimento da GCP, há o Mecanismo de Equivalência que envolve a avaliação de um conjunto de critérios operacionais que garante um sistema confiável e eficaz para implementação na cafeicultura. Também inclui requisitos de governança, definição de padrões, garantia, dados e reivindicações. Para garantir a integridade do processo, a GCP faz parceria com o International Trade Center (ITC), que avalia rigorosamente os programas.

Caminho sustentável
Segundo Natalia Fernandes Carr, gerente ESG da Cooxupé, a GCP é uma das principais plataformas onde a cadeia global do grão pode se reunir para discutir e construir um caminho em direção à sustentabilidade.

“É um lugar onde os produtores têm voz ativa, trazendo seus desafios e contribuindo com suas perspectivas sobre como podemos apoiá-los, garantindo que prosperem na cafeicultura, mantendo-se na atividade. Para a Cooxupé, ter nosso Protocolo Gerações reconhecido pelo Mecanismo de Equivalência da GCP é um momento de alegria e conscientização”, afirma.

Natalia explica que o programa da Cooxupé foi desenvolvido por uma equipe técnica de brasileiros totalmente voltada para plantações de café em clima tropical, considerando toda a nossa diversidade, preservando a singularidade de cada agricultor em cada bioma, visando a próxima geração.

“Afinal, nossas ações hoje garantem as futuras gerações. Poder apresentar nosso ‘Gerações’ equivalente ao Código de Referência de Sustentabilidade do Café da GCP traz maior transparência aos nossos procedimentos, tornando possível que todos, dentro e fora da cadeia de valor do café, entendam os valores do nosso protocolo”, acrescenta.

Para Luiz Fernando dos Reis, superintendente comercial da Cooxupé, ser membro da GCP e equivalente ao Código mantém a cooperativa atualizada e alinhada com os esforços globais em direção à verdadeira sustentabilidade desde à produção cafeeira até a bebida.

“É de suma importância avançarmos fundamentados nos três pilares da sustentabilidade. Este reconhecimento reforça nossa dedicação em colaborarmos com o setor e melhorarmos continuamente nossas práticas para apoiar um futuro mais sustentável na produção de café”, ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.