Pular para o conteúdo principal

COOXUPÉ É A PRIMEIRA COOPERATIVA DO MUNDO A TER PROTOCOLO DE SUSTENTABILIDADE RECONHECIDO PELA PLATAFORMA GLOBAL DO CAFÉ

Mecanismo de Equivalência da associação internacional avalia conjunto de critérios que garante um sistema confiável e eficaz para implementação na cafeicultura

A Plataforma Global do Café (GCP, na sigla em inglês), associação internacional com mais de 140 membros de todos os elos da cadeia produtiva, reconheceu o Protocolo Gerações, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, como equivalente ao seu Código de Referência de Sustentabilidade do Café. Com mais de 19 mil famílias cooperadas e atuante em mais de 340 municípios do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo, a Cooxupé é a primeira cooperativa do mundo a ter seu protocolo de sustentabilidade reconhecido pela GCP.

De acordo com a entidade, seu Código de Referência foi desenvolvido como um parâmetro para que o setor cafeeiro se alinhe às práticas e princípios fundamentais de sustentabilidade, abrangendo as dimensões econômica, social e ambiental.

Além disso, para um programa sustentável ter o reconhecimento da GCP, há o Mecanismo de Equivalência que envolve a avaliação de um conjunto de critérios operacionais que garante um sistema confiável e eficaz para implementação na cafeicultura. Também inclui requisitos de governança, definição de padrões, garantia, dados e reivindicações. Para garantir a integridade do processo, a GCP faz parceria com o International Trade Center (ITC), que avalia rigorosamente os programas.

Caminho sustentável
Segundo Natalia Fernandes Carr, gerente ESG da Cooxupé, a GCP é uma das principais plataformas onde a cadeia global do grão pode se reunir para discutir e construir um caminho em direção à sustentabilidade.

“É um lugar onde os produtores têm voz ativa, trazendo seus desafios e contribuindo com suas perspectivas sobre como podemos apoiá-los, garantindo que prosperem na cafeicultura, mantendo-se na atividade. Para a Cooxupé, ter nosso Protocolo Gerações reconhecido pelo Mecanismo de Equivalência da GCP é um momento de alegria e conscientização”, afirma.

Natalia explica que o programa da Cooxupé foi desenvolvido por uma equipe técnica de brasileiros totalmente voltada para plantações de café em clima tropical, considerando toda a nossa diversidade, preservando a singularidade de cada agricultor em cada bioma, visando a próxima geração.

“Afinal, nossas ações hoje garantem as futuras gerações. Poder apresentar nosso ‘Gerações’ equivalente ao Código de Referência de Sustentabilidade do Café da GCP traz maior transparência aos nossos procedimentos, tornando possível que todos, dentro e fora da cadeia de valor do café, entendam os valores do nosso protocolo”, acrescenta.

Para Luiz Fernando dos Reis, superintendente comercial da Cooxupé, ser membro da GCP e equivalente ao Código mantém a cooperativa atualizada e alinhada com os esforços globais em direção à verdadeira sustentabilidade desde à produção cafeeira até a bebida.

“É de suma importância avançarmos fundamentados nos três pilares da sustentabilidade. Este reconhecimento reforça nossa dedicação em colaborarmos com o setor e melhorarmos continuamente nossas práticas para apoiar um futuro mais sustentável na produção de café”, ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...