Pular para o conteúdo principal

UFLA RECEBE HOMENAGEM DA EPAMIG EM CERIMÔNIA QUE MARCOU SEUS 50 ANOS DE EXISTÊNCIA


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) compartilham uma história marcada por conquistas e colaboração mútua que transcende décadas. Essa parceria, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo agropecuário, foi reconhecida na cerimônia que celebrou os 50 anos da Epamig, realizada em sua sede, em Belo Horizonte, no dia 7 de agosto. A homenagem foi entregue pela presidente da Epamig, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, ao vice-reitor da UFLA, professor Jackson Antonio Barbosa.

“A homenagem à UFLA simboliza não apenas a valorização do passado, de uma trajetória de parcerias profícuas, mas também o fortalecimento de laços que continuam a impulsionar o futuro da pesquisa e inovação. A UFLA e a Epamig têm desenvolvido ao longo dos anos uma colaboração que une suas expertises em diferentes áreas da pesquisa agropecuária, potencializando seus impactos na sociedade”, considerou o professor Jackson.

Durante a cerimônia também foi prestada uma homenagem póstuma ao ex-ministro Alysson Paulinelli, ex-diretor da ESAL, hoje UFLA, visionário por trás do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que mais tarde levaria à criação da Epamig.

A presidente destacou a importância das parcerias ao longo da trajetória da instituição. “Agradeço a cada um dos colaboradores e ex-colaboradores desta casa, aqui representados pelos colegas homenageados. Agradeço aos meus colegas de diretoria, aos parceiros de todos as horas Seapa, Emater-MG, IMA, Fapemig, universidades. Há pouco mais de um mês conseguimos, com o apoio e o empenho da Assembleia Legislativa e do Governo de Minas, a garantia de recursos do orçamento estadual para as pesquisas da Epamig, o que representa uma mudança de patamar para nossa Empresa”, enfatizou.

Sobre a Epamig e a parceria com a UFLA
Constituída como empresa pública pela Lei nº 6.310, de 8 de maio de 1974, é reconhecida pelas atividades de pesquisa agropecuária no Estado. Além da sede em Belo Horizonte, possui dois institutos de ensino e cinco unidades regionais, entre elas, a Unidade Regional Epamig Sul, localizada no câmpus da UFLA.

A infraestrutura da Epamig Sul inclui prédios com salas de pesquisadores, laboratórios especializados e uma área conhecida como subestação, onde se localiza o Campo Experimental de Lavras (Cela), estabelecido em 1993 como fazenda experimental. Este campo é especialmente importante para pesquisas em grãos, como arroz e trigo. Além disso, a unidade abriga o EcoCentro – Centro de Manejo Ecológico de Pragas e Doenças de Plantas, criado em 2000 com apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D), que apoia estudos voltados à sustentabilidade agrícola. Além disso, mantém pesquisas conjuntas nos campos e fazendas experimentais da Universidade, como o Programa mais Arroz e o Programa de Melhoramento Genético do café, com o lançamento de cultivares conjuntamente.

Os pesquisadores e a equipe técnica da Unidade desempenham um papel fundamental na qualificação de estudantes da UFLA, contribuindo significativamente para sua formação profissional. A unidade oferece bolsas de estudo aos estudantes, chegando a 420 beneficiados nos últimos 10 anos, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento de futuros pesquisadores e profissionais do setor agropecuário. Esses esforços de orientação reforçam a sinergia entre a Epamig e a UFLA, beneficiando tanto o progresso acadêmico quanto a aplicação prática de tecnologias no campo.

*Da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.