Pular para o conteúdo principal

CONSELHEIRO AGOSTINHO PATRUS PEDE VISTA DAS CONTAS DO GOVERNADOR DE 2023

Conselheiro Agostinho Patrus pede vista das contas do governador de 20232/10/2024

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) Agostinho Patrus [foto] pediu vista do processo 1167016, que é a prestação de contas do governador Romeu Zema referente ao ano de 2023. O pedido aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 2 de outubro, durante a 5ª Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno, conduzida pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Diniz.

Antes do pedido de vista, os conselheiros Mauri Torres, relator do processo e o conselheiro em exercício Telmo Passareli, revisor, votaram a favor das contas. Já o vice-presidente do TCE, conselheiro Durval Ângelo, votou a favor, mas com ressalvas.

Ao se pronunciar, Agostinho Patrus justificou o seu pedido de vista devido “à falta de esclarecimentos e o não cumprimento de ações em temáticas extremamente relevantes para Minas Gerais”.

“Estamos votando o ano de 2023, porém fazendo determinações para o futuro, sem conhecer efetivamente como será. Peço vista do processo para saber, primeiramente, como serão essas definições orçamentárias. A segunda questão diz respeito ao aumento expressivo das renúncias de receita por parte do Estado, com fragilidades e baixa transparência no controle das medidas compensatórias”, afirmou.

Ainda de acordo com o conselheiro, o total de renúncias fiscais do estado em 2023 alcançou o montante de R$ 16,794 bilhões. “Em termos comparativos, os valores das renúncias de receitas corresponderam a 89% dos gastos com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e ultrapassaram em 78% o aplicado em Ações e Serviços Públicos em Saúde. Houve um crescimento do total das renúncias superior a 100%, se comparado o último exercício da série, 2023, com o primeiro, 2019, valor bastante significativo, considerando aumento de receitas, em torno de 40%”, informou.

Em seu relatório, o conselheiro Mauri Torres destacou seu voto favorável. Segundo ele, houve uma evolução do estado em equilibrar suas contas e se adequar às recomendações do Tribunal e, por isso, julgou como regular o processo e recomendou a emissão de parecer prévio pela aprovação das contas de Remeu Zema no ano de 2023.

"Em relação aos Índices de aplicação em Ações e Serviços Públicos de Saúde e Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, a minha conclusão foi no sentido de que o Estado cumpriu o índice de Saúde, que restou apurado em 12,21% [...] Quanto à Educação, foi apurado, a princípio, índice de 24,78%, abaixo, portanto, do piso exigido na Constituição Federal. No entanto, acompanhando a posição do Ministério Público junto ao Tribunal, cheguei à conclusão de que o Estado aplicou 25% da receita base de cálculo na manutenção e desenvolvimento do ensino, considerando o pagamento, em 2024, de Restos a Pagar Processados de 2023, no valor de R$ 171.101.751,40 (cento e setenta e um milhões, cento e um mil, setecentos e cinquenta e um reais e quarenta centavos), correspondente ao resíduo de 0,22% que deixou de ser aplicado em 2023", destacou o conselheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...