terça-feira, 22 de outubro de 2024
UNIFEI E DEMAIS PARCEIROS INAUGURAM UNIDADE AMBIENTAL DO LABWIND
Entre os dias 03 e 07 de agosto, o professor Arcilan Trevenzoli Assireu e o doutorando Vinícius Carvalho, do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), coordenaram a primeira atividade em campo do Laboratório para Ensaios Metodológicos e Instrumentais de Energias Oceânicas e Fluviais (LabWind), inaugurando sua unidade ambiental no reservatório da usina hidrelétrica de Furnas, em Guapé, Minas Gerais.
Além dos representantes do IRN, participaram do projeto pesquisadores do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da UNIFEI e das universidades federais do Maranhão (UFMA) e de Santa Catarina (UFSC). Na ocasião, foram realizados os primeiros testes de campo aberto da turbina hidrocinética, a qual foi desenvolvida pelo professor Dr. Ramiro Camacho, do IEM da UNIFEI, com colaboração do Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF).
A iniciativa busca oferecer ao Brasil um laboratório multiusuário para ensaios e desenvolvimento de arranjos instrumentais, equipamentos, metodologias e estruturas destinadas a prospecção do potencial eólico offshore.
LabWind
O LabWind visa a ser um avançado laboratório ambiental para testes de conceitos, métodos e instrumentos de interesse da energia eólica offshore, em local de fácil acesso e que reproduz campos de vento, ondas e correntes geradas pelo vento em intervalos suficientes a fim de assegurar testes preliminares e ajustes antes que tais procedimentos, métodos, instrumentos e plataformas possam ser levadas às condições severas e de elevado custo operacional típicas do ambiente offshore.
Assim, a hipótese central da proposta é a de que ensaios, testes, validação e calibração realizados em laboratórios convencionais ou laboratórios ambientais, antes da aplicação operacional de tais métodos e instrumentos no ambiente offshore, irão assegurar menores riscos e dispêndios de recursos durante o desenvolvimento da indústria eólica offshore brasileira.
O LabWind conta com duas estruturas: um laboratório ambiental e um laboratório baseado em túnel de vento/ondas localizado no Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos – SP. Quanto ao primeiro, localizado em Guapé, na região do Sul de Minas e, portanto, de fácil acesso e custos de logísticas, trata-se de um ambiente onde é observado amplo espectro de processos meteorológicos, desde a absoluta calmaria até jatos de baixo nível com resultantes campos de onda superando 1 m.
Soma-se a isso a segurança do local onde já existem estações meteorológicas instaladas desde 2014, não sendo registrado qualquer vandalismo às torres lá instaladas. Além disso, existem marinas que oferecem embarcações seguras de apoio aos trabalhos, o que torna a área promissora para funcionar como laboratório ambiental, a céu aberto.
O fato de esse laboratório estar sob influência de contornos aproxima os processos daqueles que influenciarão os parques eólicos a serem instalados offshore, visto que estes somente serão viáveis se instalados na plataforma continental onde os ventos sofrem influência da costa. Além da UNIFEI, as seguintes instituições compõem o projeto: UFSC, UNITAU, INPE, IAE/DCTA, UFMA, UNIFESP, UENF, Camargo & Schubert Engenharia do Vento, INCT em Energias Oceânicas e Fluviais e INCT em Mudanças Climáticas.
O LabWind visa a ser um avançado laboratório ambiental para testes de conceitos, métodos e instrumentos de interesse da energia eólica offshore.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário