segunda-feira, 4 de novembro de 2024

AJINOMOTO DO BRASIL INAUGURA CAMPUS LOGÍSTICO EM EXTREMA

Em parceria com a DHL Supply Chain, operação da empresa ocupa área de aproximadamente 11 mil m² e abastece distribuidores e supermercadistas da região Sudeste. entro de distribuição utiliza o Mercado Livre de Energia, práticas de gestão de resíduos e empilhadeiras de lítio

A Ajinomoto do Brasil, referência na produção de aminoácidos e detentora de importantes marcas como SAZÓN®, MID® e VONO®, e a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, anunciam um novo Centro de Distribuição em Extrema, município de Minas Gerais, com aproximadamente 11 mil m². O campus logístico, que representa a terceira área de armazenagem da DHL na cidade, está localizado estrategicamente às margens da Rodovia Fernão Dias, e possui infraestrutura de ponta e tecnologia avançada para gerenciamento de estoque e movimentação de mercadorias. Com essa inauguração, a Ajinomoto do Brasil chega a um total de três Centros de Distribuição no Brasil, espalhados pelas regiões Sudeste e Nordeste, além de três Brokers que atendem as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belo Horizonte e o estado do Mato Grosso, respectivamente, e tem planos de futuras inaugurações.

Com uma área total de 91 mil m², o campus é moderno e sustentável, incorporando práticas ambientais como o uso de energia renovável e gestão eficiente de resíduos. O espaço possibilita ainda ganhos de escala, com o compartilhamento de recursos como portaria, gestão de pátio, segurança e acesso à mão de obra especializada.

“O novo centro de distribuição é focado na nossa divisão de Alimentos, responsável por produtos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. O projeto vem para aumentar a cadeia logística da empresa e contribuirá para a eficiência das nossas operações, trazendo maior flexibilidade e ajudando para que cada vez mais seja possível atender nossos clientes com competência e qualidade, dando apoio às novas estratégias de distribuição que visam o desenvolvimento do negócio”, ressalta Fabricio Antonio da Silva, diretor de Logística da Ajinomoto do Brasil.


Para André Almeida, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da DHL Supply Chain Brasil, Extrema é uma cidade com grande potencial de crescimento. “Para a DHL Supply Chain, o novo campus consolida de forma definitiva nossa presença na região. Ele expande nossa capacidade operacional para atender à crescente demanda por gestão de armazenagem e distribuição por grandes clientes. Está claro que, além do ambiente de negócios atraente, a posição de Extrema favorece muito a logística nacional e o município vem investindo para fortalecer sua estrutura e mão de obra”, destaca.

O serviço contratado pela companhia abrange a gestão completa do processo de armazenagem, incluindo o recebimento de cargas vindas da fábrica da Ajinomoto localizada em Limeira (SP), expedição das cargas para clientes B2B (distribuidores e supermercados), e o controle de inventário. Esse último é realizado por meio de um avançado sistema digital de gestão logística (WMS), proporcionando visibilidade total dos itens de ponta a ponta.

Dentro do campus da DHL, a Ajinomoto do Brasil terá a oportunidade de aproveitar todos os benefícios oferecidos, como o sistema Mercado Livre de Energia e o uso de empilhadeiras de lítio. Além disso, a localização estratégica em Extrema favorece a logística nacional, situando-se entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, próximo ao Aeroporto de Guarulhos (SP), e aos principais entroncamentos viários do país. “Estamos confiantes do passo importante que estamos dando, buscando ter uma operação de distribuição não apenas eficiente, mas que possibilite acesso rápido aos mercados regionais e internacionais”, destaca Fabricio Silva.

“Este é um mercado com picos de demanda, especialmente no final do mês. Ao posicionar seu estoque em nosso campus, além dos ganhos de infraestrutura, temos flexibilidade para acomodar em nossa equipe essas variações, conferindo maior agilidade e segurança à operação logística do cliente”, ressalta André Almeida, da DHL.

Nenhum comentário: