Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS SE DESPEDE DO CONSELHEIRO CLÁUDIO TERRÃO

Presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz e Cláudio Terrão

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Gilberto Diniz, abriu no dia 30/10/2024, a sessão solene de despedida do conselheiro Cláudio Terrão que se aposenta. A sessão extraordinária contou com a presença de muitos servidores, colegas, amigos e familiares, e foi marcada por muita emoção nos relatos de sua trajetória profissional e pessoal, além das menções de seus feitos, durante os quatorze anos de atuação como conselheiro do Tribunal de Contas.

No seu discurso, o presidente do Tribunal de Contas, Gilberto Diniz, destacou o comprometimento do conselheiro Terrão em todos os cargos que ocupou e lembrou do Programa Na Ponta do Lápis, criado sob a diretriz dele, além do seu apreço ao controle das políticas públicas na área de Educação. Ao encerrar seu discurso, o presidente entregou uma placa em nome de todos os conselheiros, servidores e colaboradores da Casa, onde estava gravado, “Nossa história está marcada pelo seu legado”.

O vídeo exibido para ilustrar a sessão solene fez uma conexão da história profissional e vida pessoal do conselheiro Terrão, tal como a ligação de um menino à sua pipa. Produzido pela Comunicação do Tribunal, o vídeo reuniu cenas da família, e manifestação de colegas próximos e de conselheiros de diversos tribunais do Brasil. Todos falavam de uma mesma pessoa conhecida pela sua ousadia, dedicada à causa pública e à família, conciliadora e apaixonada pela atividade pública e, sobretudo, pela educação.

Durante a cerimônia, a assessora de gabinete, Rachel Campos de Carvalho, entregou à esposa do conselheiro homenageado, Alcimone Terrão, um buquê de flores secas e pincéis. “Flores secas para resistir ao tempo e conservar a pureza e a beleza do verdadeiro amor; e pincéis para que possam ser pintados à mão os novos caminhos que se iniciam”.

Os conselheiros Mauri Torres, Durval Ângelo, Agostinho Patrus, Telmo Passareli e o conselheiro substituto Adonias Monteiro, além da procuradora do Ministério Público de Contas, Sarah Meinberg, do Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa, do jurista Luciano Ferraz, ddo superintendente de Controle Externo, Pedro Henrique Azevedo, e do analista de Controle externo, Anderson Sampaio, seguiram, um a um, prestando homenagens ao conselheiro Terrão e relembrando momentos vividos neste Tribunal.

Ao final da sessão solene, Claudio Terrão tomou a palavra, emocionado, disse que trazia no coração “certa tristeza, mas o sentimento que predomina é o da gratidão de estar encerrando um ciclo profissional de muita felicidade”. Falou da gratidão aos amigos e parceiros que compartilharam com ele “ a mesma vocação para o serviço público”; pessoas que mantiveram a chama do idealismo acesa, em seu coração, na busca da excelência no serviço público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.