sexta-feira, 8 de novembro de 2024

TRIBUNAL DE CONTAS SE DESPEDE DO CONSELHEIRO CLÁUDIO TERRÃO

Presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz e Cláudio Terrão

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Gilberto Diniz, abriu no dia 30/10/2024, a sessão solene de despedida do conselheiro Cláudio Terrão que se aposenta. A sessão extraordinária contou com a presença de muitos servidores, colegas, amigos e familiares, e foi marcada por muita emoção nos relatos de sua trajetória profissional e pessoal, além das menções de seus feitos, durante os quatorze anos de atuação como conselheiro do Tribunal de Contas.

No seu discurso, o presidente do Tribunal de Contas, Gilberto Diniz, destacou o comprometimento do conselheiro Terrão em todos os cargos que ocupou e lembrou do Programa Na Ponta do Lápis, criado sob a diretriz dele, além do seu apreço ao controle das políticas públicas na área de Educação. Ao encerrar seu discurso, o presidente entregou uma placa em nome de todos os conselheiros, servidores e colaboradores da Casa, onde estava gravado, “Nossa história está marcada pelo seu legado”.

O vídeo exibido para ilustrar a sessão solene fez uma conexão da história profissional e vida pessoal do conselheiro Terrão, tal como a ligação de um menino à sua pipa. Produzido pela Comunicação do Tribunal, o vídeo reuniu cenas da família, e manifestação de colegas próximos e de conselheiros de diversos tribunais do Brasil. Todos falavam de uma mesma pessoa conhecida pela sua ousadia, dedicada à causa pública e à família, conciliadora e apaixonada pela atividade pública e, sobretudo, pela educação.

Durante a cerimônia, a assessora de gabinete, Rachel Campos de Carvalho, entregou à esposa do conselheiro homenageado, Alcimone Terrão, um buquê de flores secas e pincéis. “Flores secas para resistir ao tempo e conservar a pureza e a beleza do verdadeiro amor; e pincéis para que possam ser pintados à mão os novos caminhos que se iniciam”.

Os conselheiros Mauri Torres, Durval Ângelo, Agostinho Patrus, Telmo Passareli e o conselheiro substituto Adonias Monteiro, além da procuradora do Ministério Público de Contas, Sarah Meinberg, do Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa, do jurista Luciano Ferraz, ddo superintendente de Controle Externo, Pedro Henrique Azevedo, e do analista de Controle externo, Anderson Sampaio, seguiram, um a um, prestando homenagens ao conselheiro Terrão e relembrando momentos vividos neste Tribunal.

Ao final da sessão solene, Claudio Terrão tomou a palavra, emocionado, disse que trazia no coração “certa tristeza, mas o sentimento que predomina é o da gratidão de estar encerrando um ciclo profissional de muita felicidade”. Falou da gratidão aos amigos e parceiros que compartilharam com ele “ a mesma vocação para o serviço público”; pessoas que mantiveram a chama do idealismo acesa, em seu coração, na busca da excelência no serviço público.

Nenhum comentário: