Pular para o conteúdo principal

NATAL DA MINEIRIDADE DEVE ATRAIR MAIS DE 130 MIL PESSOAS NO SUL DE MINAS

Programações das festas estão cheias de atrações de dança, música e artes para os moradores locais e turistas
Natal da Mineiridade em Lavras 

Luzes, sons e muita arte estarão espalhados por alguns dos mais belos cenários de Minas. É o Natal da Mineiridade que pretende levar mais brilho para as ruas e ladeiras das cidades mineiras neste fim de ano. Com patrocínio da Cemig, estão previstas diversas atrações em Passos, Guaxupé, Lavras, São Lourenço e Gonçalves e em mais 20 municípios de todas as regiões do Estado, que juntas devem atrair cerca de 130 mil espectadores durante todo o período natalino. Os projetos foram contemplados por meio de editais de seleção. Ao todo, a Cemig investiu R$ 10 milhões, aproximadamente, nas festividades na capital e no interior.


“O Natal da Mineiridade é uma oportunidade que temos de celebrar as festas de fim de ano exaltando a cultura e as tradições de nosso Estado. A Cemig tem muito orgulho de patrocinar as diversas programações na capital e demais regiões, colaborando para o incremento das economias locais, gerando mais empregos e renda para o setor cultural, para o turismo e para o comércio, cumprindo o nosso compromisso de sermos indutores do desenvolvimento de Minas Gerais”, afirma a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.

Passos
Neste sábado (7/12), foi aberto o Natal Avenida da Moda, em Passos. A programação conta com Casinha de Cristal do Papai Noel, com direito a Museu Audiovisual da Mineiridade; Concurso Gastronômico; corais; música, feiras, teatro e a tradicional Parada de Natal com a chegada do bom velhinho. Cerca de 50 mil pessoas devem comparecer aos eventos.

De acordo com Erica Simas, da Casa Macota, e Matheus Baltazar, da Chronos, o evento tem como prioridade “a valorização dos artistas locais e do patrimônio material e imaterial mineiro, a geração de emprego e renda, o fomento do comércio e o fortalecimento do turismo, além de ações sociais em parceria com Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais, tudo isso embasado no que Minas saber fazer de melhor, recepcionar.”

São Lourenço
A partir do dia 14 de dezembro, a charmosa cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, dará início à 7ª edição do Natal das Águas. Com uma extensa programação cultural, rica e diversificada, a festa promete atrair visitantes de todas as partes, celebrando a magia do Natal e a cultura mineira.

As atividades ocorrerão no Parque das Águas, Praça João Lage, Igreja Matriz e Praça da Estação. Todas as ações são gratuitas e a programação completa pode ser acessada no site www.nataldasaguas.com.br.

Gonçalves
De 22 a 29 de dezembro, o charmoso município de Gonçalves celebra pelo segundo ano consecutivo o “Natal por Várias Mãos”, decorando a cidade com símbolos natalinos, criados junto a artesãos locais. “Uma Gonçalves iluminada, criativa e sustentável” é o mote de todas as ações da programação, que inclui apresentação de corais, cortejos de perna de pau, noite de viola, teatro e contação de histórias para todas as idades, Lira Nossa das Senhora das Dores e os tradicionais desfiles dos carros de boi e Congada de São Benedito, patrimônios imateriais de Gonçalves.

A pequena e charmosa cidade da Serra da Mantiqueira recebe ao longo do ano milhares de turistas que são atraídos pelas temperaturas mais amenas, natureza exuberante, gastronomia e empreendimentos de lazer. O Natal vem se tornando mais uma das atrações do município. Neste ano, os eventos devem atrair 10 mil pessoas, o dobro do número de habitantes.

Show de luzes em Guaxupé
Em Guaxupé, a programação já começou, com iluminação de diversos pontos da cidade, com Árvores de até 15 metros de altura e presépios em tamanho natural. O “Natal de Luz” ainda prevê apresentações culturais, cortejos de Folias de Reis, shows de música e concursos para um público estimado em 20 mil pessoas.

Lavras e o Natal dos Sonhos
A cidade de Lavras, também no Sul de Minas, realiza o “Natal dos Sonhos”, com decorações especiais e atividades culturais, buscando oferecer momentos para curtir com a família e amigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.