Pular para o conteúdo principal

REITOR PARTICIPA DE REUNIÕES EM BRASÍLIA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS E DEMANDAS


Com agenda em Brasília de 10 a 13 de dezembro, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) intensificou ações para captação de emendas parlamentares voltadas ao fortalecimento das atividades da Instituição, apresentação de projetos estratégicos e tratativas para avançar na construção e gestão do Hospital Universitário.

No dia 12/12, o reitor participou da cerimônia oficial de posse realizada no Conselho Nacional de Educação (CNE), promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A solenidade reuniu 15 novos reitores e reitoras de instituições federais de ensino, reafirmando o compromisso com a autonomia universitária e o processo democrático de escolha de dirigentes acadêmicos.

A programação da semana incluiu a participação na 202ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes. A sessão de abertura (12/12) contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que anunciou um investimento de R$1,2 bilhão no apoio à ciência e tecnologia com a expansão de recursos por meio de dois editais: do programa Proinfa e dos Centros Temáticos (foto Andifes).

Nessas atividade o professor Scolforo estava acompanhado do chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho.

Mais técnicos e cursos
Durante a semana, a agenda de reuniões no Ministério da Educação (MEC) teve dois focos prioritários: a necessidade de vagas para técnicos administrativos e a criação de novos cursos. Em reunião realizada com o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, e com o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, foi apresentado um documento com dados robustos que destacam a discrepância entre o quadro técnico da UFLA e o de outras universidades do País. A ampliação do quadro técnico é considerada estratégica para o crescimento sustentável da UFLA. “Mais técnicos significam não apenas suporte adequado às diversas demandas acadêmicas e administrativas, mas também a promoção de um ambiente de trabalho que valorize o equilíbrio e a qualidade de vida dos servidores, evitando sobrecargas”, pontuou o reitor.

Em busca de inovação e fortalecimento da formação acadêmica, reunião com a secretária de Planejamento e Orçamento do MEC, Ana Karina, e com o secretário executivo, Leonardo Barchini, abordou a criação de novos cursos na Universidade. As novas opções deverão incorporar tecnologias emergentes e formatos inovadores de ensino, tornando a UFLA um piloto no desenvolvimento de uma abordagem moderna e dinâmica na educação superior. Também foi destacado o compromisso do governo federal em oferecer bolsas integrais a estudantes de licenciatura, medida que vai incentivar a formação de professores, atendendo à crescente demanda por profissionais capacitados na área da educação.

Emendas Parlamentares

Nas últimas semanas, a equipe de gestão da UFLA realizou uma série de reuniões com deputados estaduais e federais para discutir possibilidades de captação de emendas parlamentares para serem investidas na Instituição. Essas reuniões contaram com a participação do assessor estratégico de Parceria e Solução Integrada (AEPSI), professor Renato Fontes, e do superintendente de Gestão e Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (SGP/PROPLAG) Tomás Dias Sant'Ana.

Entre as possibilidades discutidas, destacam-se as emendas individuais que poderão ser utilizadas para aquisição de equipamentos, realização de obras e compra de materiais. Parte dessas propostas são vinculadas à área da saúde, com o objetivo de reforçar as atividades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), mantido por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Lavras para oferecer atendimento em diversas especialidades à população local.

Hospital Universitário
Para finalizar o ano, o reitor participou de mais uma reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o vice-presidente, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, avançando no planejamento da gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). A reunião esteve pautada em três pilares fundamentais: adequação da infraestrutura física, reformulação do plano assistencial e alocação de profissionais. Agora mais robusto, o plano assistencial, vai contemplar um maior número de especialidades e recursos tecnológicos, o que ampliará o atendimento em média e alta complexidade na região. Um dos desafios mais importantes discutidos foi a alocação de pessoas qualificadas para compor o quadro funcional do hospital, que será gerido pela Ebserh. “O Hospital Universitário tem exigido muitas discussões internas com a comissão responsável, e também externa, incluindo apoiadores e reuniões frequentes na Ebserh. Temos sentido uma ótima receptividade às nossas reivindicações e 2025 será um ano de muitas ações”, considerou.

*Da assessoria da UFLA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.