Pular para o conteúdo principal

CARNAVALAVRAS 2025: PÃO MOIADO SAIRÁ ÀS RUAS DA CIDADE NO SÁBADO DE CARNAVAL


Está chegando a festa mais animada da cultura brasileira. Na última semana de fevereiro e primeira de março, os brasileiros saem às ruas, enfeitam clubes e salões para o Carnaval. Os foliões em Lavras já estão animados para o desfile do mais antigo e tradicional bloco carnavalesco da cidade: o Pão Moiado. E, como sempre, o Pão Moiado promete contagiar o público presente com muitas marchinhas de Carnaval e, este ano focado na nova geração.

De acordo com diretores do Desfile Pão Moiado, em 2025 ao bloco prepara um carro alegórico especialmente dedicado ao público infantil. Segundo eles, o Pão Moiado está dedicando esforços para levar as crianças a magia do carnaval de Lavras, sendo um carnaval ficado na paz e que atrai as famílias.

Mantendo a tradição, o bloco se concentra na Rua Melo Viana, ao lado da Funerária Carvalho, no próximo dia 1° de março, a partir das 16h. A partir das 18h inicia o cortejo carnavalesco saindo da Melo Viana e percorrendo a Rua Francisco Salles, até a esquina da Escola Estadual Firmino Costa, com as tradicionais marchinhas e contagiando os foliões.

Compõem a organização do desfile, Rodney e Jô, além dos diretores Tiana, Rai, Walder e José Afonso.

História
No dia 12 de fevereiro, feriado de carnaval, o Bloco Pão Moiado completa 41 anos de fundação. Por trás de tantas décadas de dedicação ao carnaval lavrense, há muita história. O Pão Moiado faz parte da tradição carnavalesca de Lavras, sendo fundado pelos antigos integrantes da Escola de Samba Suvaco de Cobra, que marcou os tempos áureos do carnaval lavrense.

Tudo começou porque os desfiles da Suvaco de Cobra não aconteciam todos os dias. Sendo assim, o bloco surgiu para preencher estes intervalos e hoje ninguém quer ficar de fora. Os foliões ficavam no Barracão fazendo as alegorias da Suvaco de Cobra e, já que escola saía no domingo e na terça-feira, pensaram então em montar um bloquinho para sair nos outros dias.

Os integrantes então procuraram o nome para o bloco e a ideia surgiu quando, pela manhã, havia um homem lanchando em um bar. Ele pegava o pão e molhava em um copo de café. Da ideia vem o nome do bloco e também o hábito de molhar o pão. Com isso, surgiu o nome Pão Moiado e a tradição de desfilar com o pão e servir ele molhado. Até a criançada não fica de fora nesta brincadeira, pois tem o pãozinho e o suquinho para molhar.

Reconhecimento
O Pão Moiado recebeu o reconhecimento do Estado de Minas Gerais em março de 2012 com o Título de Utilidade Pública Estadual, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas (ALMG) e sancionado pelo governador.

Nossa gente, nossa história, nossa terra!

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.