Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTE DA UNIFEI TRANSFORMA TCC EM PLATAFORMA NACIONAL DE APOIO A PROFISSIONAIS NEGROS DO FUTEBOL

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) está ganhando destaque nacional ao se transformar em uma plataforma voltada à inclusão e valorização de profissionais negros na indústria do futebol. O projeto deu origem ao primeiro Banco de Talentos exclusivo para profissionais negros do setor esportivo, uma iniciativa pioneira no Brasil.

A ideia surgiu em junho de 2023, a partir de uma demanda do Mover Futebol, associação que atua no fortalecimento da presença negra no esporte por meio de mentorias, bootcamps (programa de treinamento) e eventos da indústria. A proposta do Banco de Talentos nasceu da necessidade de centralizar informações pessoais e profissionais dos membros da associação, facilitando o direcionamento de oportunidades para clubes e empresas parceiras.

Inspirado desde o início da graduação pelo sonho de trabalhar com futebol, o autor do projeto utilizou conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas para estruturar a iniciativa. Ele contou com orientação da Professora Tábata Nakagomi Fernandes, desde a concepção, e posteriormente da Professora Lilian Barros Pereira Campos, que contribuiu de forma decisiva na consolidação dos dados e na finalização da proposta.

A plataforma funciona por meio de um formulário de cadastro, aberto a todos os profissionais negros que atuam ou desejam atuar no futebol. Após o preenchimento, os participantes passam a integrar o Mover Futebol e têm acesso gratuito a palestras, cursos, mentorias e eventos de networking. Internamente, um painel de BI (Business Intelligence) organiza os dados seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados, permitindo que oportunidades enviadas por clubes e empresas sejam cruzadas com os perfis cadastrados, promovendo encaminhamentos assertivos.

O projeto busca combater a ausência de representatividade negra em cargos de liderança na indústria esportiva. Dados do Censo 2022 do IBGE revelam que, embora mais da metade da população brasileira se declare preta ou parda, apenas 4,7% dessas pessoas ocupam cargos de liderança no setor corporativo. No futebol, o cenário é igualmente preocupante.

Além de impactar positivamente o esporte mais popular do país, o projeto pretende, futuramente, ser expandido para outras modalidades. “Todos os esportes são importantes na construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirma o autor. Para ele, ver um TCC ultrapassar os muros da universidade e se tornar uma ferramenta concreta de transformação social é motivo de orgulho e inspiração.

A UNIFEI celebra a iniciativa, que alia excelência acadêmica e compromisso social, reforçando o papel da universidade pública na construção de um país mais justo, diverso e representativo.

Se você é uma pessoa preta que atua ou quer atuar no futebol, cadastre-se agora mesmo no Banco de Talentos! Acesse: https://forms.gle/pV26z1fQM9ufbrnv9

Saiba mais sobre o Mover Futebol:
www.linkedin.com/company/mover-futebol/
https://www.instagram.com/moverfutebol
https://www.youtube.com/@MoverFutebol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.