A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será destaque nas reportagens especiais do programa Globo Rural, com as iniciativas de cooperação internacional lideradas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A cooperação internacional brasileira na área agrícola será tema de reportagens especiais do programa Globo Rural, da TV Globo, nos próximos dois domingos, dias 22 e 29 de junho, com foco em iniciativas voltadas ao fortalecimento sustentável da cultura do algodão na África.
A primeira reportagem, que vai ao ar neste domingo (22/06), abordará o projeto “Aumento do Potencial Produtivo da Cultura do Algodão no Cameroun” (Cotton Cameroun), uma parceria entre o Brasil e o Cameroun voltada ao aumento da produtividade algodoeira na região norte do país africano. A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), e conta com a participação de instituições cameronesas como o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MINADER), a Sociedade de Desenvolvimento do Algodão do Cameroun (SODECOTON) e a Confederação Nacional de Produtores do Cameroun (CNPC-C).
A reportagem mostrará a última visita feita por especialistas camarouneses ao Brasil, em março último, quando os técnicos conheceram diferentes sistemas de irrigação, aspectos técnicos de preparo do solo e técnicas de manejo do cultivo do algodão nas instalações do Centro de Difusão de Tecnologias Algodoeiras de Catuti (CEDITAC), localizado em Minas Gerais. Entre as ações já implementadas pelo projeto, destacam-se a melhorias no manejo do solo, o melhoramento de sementes e a mecanização das lavouras. Até o momento, já foram realizadas nove atividades, entre elas seis capacitações no Cameroun, quatro missões técnicas para instalação e acompanhamento de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) no país e três missões técnicas ao Brasil, totalizando 290 técnicos capacitados diretamente.
Já no domingo seguinte (29/06), será exibida reportagem sobre o projeto Cotton Solos, desenvolvido no Mali, maior produtor de algodão do continente africano na safra 2021–2022. Coordenada pela ABC em parceria com a UFLA e a Compagnie Malienne pour le Développement des Textiles (CMDT), a iniciativa tem como objetivo aumentar a produtividade do algodão por meio do manejo sustentável e da conservação dos solos, contribuindo para frear o êxodo rural e melhorar a qualidade de vida de comunidades agrícolas nas regiões de Sikasso e Bandiagara.
O Cotton Solos inclui, ainda, um eixo voltado ao bem-estar e à saúde das comunidades rurais. Entre as ações realizadas, destacam-se a implantação de banheiros sustentáveis, encamisamento de poços, instalação de bombas e sistemas de captação de água de chuva, capacitação de parteiras e levantamento do perfil nutricional e epidemiológico das populações atendidas. Mais de 250 técnicos e agricultores malinenses já foram capacitados em temas como conservação de solos, uso de drones na agricultura, manejo de pragas, entre outros.
As duas reportagens integram uma série especial do Globo Rural sobre a atuação brasileira em cooperação técnica internacional, com destaque para os resultados concretos das parcerias implementadas pelo Brasil com países africanos. A exibição é uma oportunidade para o público conhecer de perto como a cooperação internacional contribui para o desenvolvimento agrícola sustentável, com impactos diretos nas condições de vida de milhares de famílias agricultoras.
O programa Globo Rural vai ao ar aos domingos, às 8h30, na TV Globo, com reprise aos sábados, às 6h.
Assista aqui: https://globoplay.globo.com/globo-rural/t/xyFHtZytj2/
*Da Janaina Plessmann - ABC Itamaraty
Comentários