Pular para o conteúdo principal

UAI DE VARGINHA VAI EMITIR PASSAPORTE

Alberto Pinto Coelho destacou o evento como “a celebração da conquista da cidadania"
Moradores de Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha e Uberlândia poderão solicitar a emissão de passaporte e de outros serviços da Polícia Federal nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Os serviços serão ofertados a partir de convênio de cooperação assinado entre o Governo de Minas e a Polícia Federal, nesta quarta-feira, 9, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. Na ocasião, também foi firmado convênio com a Cemig para a oferta de 98 tipos de atendimentos em todas as 28 UAIs do Estado.

Os convênios foram assinados pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, pelo diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, e pelo superintendente Regional da Polícia Federal, Sérgio Barbosa Menezes.

Ao presidir a solenidade de assinatura, o vice-governador Alberto Pinto Coelho destacou o evento como “a celebração da conquista da cidadania”, que tem norteado as ações do Governo de Minas. “Em todos os projetos do Governo do Estado, o que se deseja é a melhoria da qualidade de vida da população e a valorização da cidadania. Este convênio alcança o cidadão e facilita o seu dia a dia”, afirmou.

A secretária Renata Vilhena ressaltou a importância das diversas parcerias entre os órgãos do Estado e com o governo federal para prestação de serviços de qualidade, e o impacto positivo da ampliação do leque de serviços oferecidos pelas UAIs. “A ampliação evita que o cidadão tenha que se deslocar a diferentes órgãos, podendo ser atendido nas UAIs”, destacou.

Operacionalização
Sobre a operacionalização do convênio, Renata Vilhena informou que as ações para implantação dos novos serviços terão início imediato, com contratação de pessoal quando necessário, além de treinamento da equipe, por exemplo. “Os serviços da Cemig já estão funcionando em Betim, onde foi implantado o piloto, e alguns serviços da Polícia Federal já são oferecidos na UAI Praça Sete. Em fevereiro, estarão disponíveis na UAI Juiz de Fora e, em seguida, nas demais”, afirmou a secretária.
Para o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, o convênio é importante em função do conforto que a prestação de serviços da empresa nas UAIs trará para o cidadão.

De acordo com o superintendente Regional da Polícia Federal, Sérgio Barbosa Menezes, a parceria com as UAIs para a emissão de passaporte e registro de porte de armas amplia a oportunidade de atendimento à população para além das sete unidades de que o órgão dispõe em Minas.

Polícia Federal
Além da emissão de passaportes, a parceria com a Polícia Federal vai ofertar outros serviços como registro e porte de armas, atendimento a estrangeiros, Delegacia de Químicos e Comissão de Vistorias. O atendimento à emissão de passaporte continuará mantendo a metodologia da PF de agendamento, o que garante mais conforto aos cidadãos.

Após a implantação nas UAIs dos cinco municípios, todas operadas por meio PPP, alguns dos novos serviços previstos no convênio serão estendidos às unidades de Uberaba e Divinópolis.

Cemig
A Cemig manterá nas UAIs uma agência virtual que ofertará 98 serviços aos cidadãos, como prevê o convênio. O atendimento também vai permitir o recebimento de documentos que serão encaminhados para a agência da Cemig mais próxima.

Entre os serviços que podem ser acionados nas UAIs, estão: a alteração do dia de vencimento da conta, atualização de endereço de entrega da fatura, encerramento contratual, falta de energia, informação de conta a pagar e de interrupção de energia, poda de árvore, segunda via de conta, cadastramento de baixa renda, parcelamento de débito, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.