Pular para o conteúdo principal

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação.

Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades.

Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição.

Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pelo Adriano Higino, assessor de governança e braço direito do Reitor. Adriano foi designado responsável pela comissão que elaborou o relatório apresentado ao CUNI.

Por incrível que pareça, nesse relatório, a FUNDECC é superavitária e não há nenhuma descrição dos supostos casos de desvio de dinheiro.

Vejamos algumas frases que o Reitor disse sobre a FUNDECC:
  1. “O buraco é cada vez mais fundo, então existe uma possibilidade de que a FUNDECC, ela não se sustente”
  2. “e que levaram a fundação praticamente à bancarrota”
  3. “do ponto de vista do prejuízo financeiro muito grande e com indícios de irregularidades que atingem aí a integridade, a honestidade e o interesse público”
Ora, segundo o relatório elaborado por uma comissão presidida por Adriano Higino, a FUNDECC é superavitária. Não existe nesse relatório buraco cada vez mais fundo, não existe essa história de bancarrota e de prejuízo financeiro muito grande.

Confrontando as informações do Relatório do Adriano e das falas do Reitor podemos levantar 4 hipóteses:
  1. O Reitor recebeu informações incorretas sobre a situação financeira da FUNDECC;
  2. O Reitor inventou essa informação com algum interesse não republicano;
  3. O Adriano incluiu (talvez por equívoco) dados e informações incorretas no relatório;
  4. Em menos de 3 meses a equipe de gestão do Reitor levou a FUNDECC da Bancarrota ao superávit.
Infelizmente eu não tive acesso a dados que me permitam concluir se o Reitor ou o Adriano estão corretos. Por esse motivo me limito a levantar essas 4 hipóteses.

Link para o vídeo com as falas do reitor: https://youtu.be/nrd7cm3k7F0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRAS INAUGURA NOVO PSF NO SERRA VERDE

A Prefeitura de Lavras inaugurou, na tarde desta sexta-feira (22), o novo Posto de Saúde da Família (PSF) Doutor Hernani Franco da Rosa, localizado na Rua Waldemar de Abreu, 623, no bairro Serra Verde, na Zona Sul da cidade. A cerimônia, que contou com a presença do deputado estadual Cássio Soares, aconteceu às 17h e reuniu autoridades, profissionais da saúde e moradores da comunidade. O espaço foi projetado para ampliar o atendimento em atenção básica, oferecendo serviços de qualidade com foco em acolhimento e promoção da saúde. Segundo a administração municipal, a unidade é uma conquista importante para os moradores da região, que agora contam com mais estrutura e acesso facilitado a consultas e procedimentos. Durante o evento, também foi registrado agradecimento ao deputado estadual Cássio Soares, parceiro em diversas iniciativas na área da saúde e infraestrutura do município. O parlamentar tem destinado recursos para a UPA Zona Norte, aquisição de novos equipamentos de imagem, apoi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho