segunda-feira, 2 de outubro de 2023

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação.

Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades.

Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição.

Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pelo Adriano Higino, assessor de governança e braço direito do Reitor. Adriano foi designado responsável pela comissão que elaborou o relatório apresentado ao CUNI.

Por incrível que pareça, nesse relatório, a FUNDECC é superavitária e não há nenhuma descrição dos supostos casos de desvio de dinheiro.

Vejamos algumas frases que o Reitor disse sobre a FUNDECC:
  1. “O buraco é cada vez mais fundo, então existe uma possibilidade de que a FUNDECC, ela não se sustente”
  2. “e que levaram a fundação praticamente à bancarrota”
  3. “do ponto de vista do prejuízo financeiro muito grande e com indícios de irregularidades que atingem aí a integridade, a honestidade e o interesse público”
Ora, segundo o relatório elaborado por uma comissão presidida por Adriano Higino, a FUNDECC é superavitária. Não existe nesse relatório buraco cada vez mais fundo, não existe essa história de bancarrota e de prejuízo financeiro muito grande.

Confrontando as informações do Relatório do Adriano e das falas do Reitor podemos levantar 4 hipóteses:
  1. O Reitor recebeu informações incorretas sobre a situação financeira da FUNDECC;
  2. O Reitor inventou essa informação com algum interesse não republicano;
  3. O Adriano incluiu (talvez por equívoco) dados e informações incorretas no relatório;
  4. Em menos de 3 meses a equipe de gestão do Reitor levou a FUNDECC da Bancarrota ao superávit.
Infelizmente eu não tive acesso a dados que me permitam concluir se o Reitor ou o Adriano estão corretos. Por esse motivo me limito a levantar essas 4 hipóteses.

Link para o vídeo com as falas do reitor: https://youtu.be/nrd7cm3k7F0

Nenhum comentário: