Pular para o conteúdo principal

222 ANOS DE BARBACENA

O mês de agosto será marcado por uma série de eventos e apresentações artísticas que celebrarão os 222 anos de emancipação política de Barbacena, ocorrida em 14 de agosto de 1791, ainda no Brasil Colônia. A programação definida pela Prefeitura de Barbacena, por meio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) em parceria com entidades como Senac, SESC, Sindicomércio, Vale e Coletivo 77, terá início com apresentação de dança contemporânea, seguida por uma festa na comunidade quilombola dos Candedês, demonstrando a diversidade da programação. Segundo a presidente da AGIR, Maria da Glória de Castro Pereira, na semana do aniversário da cidade, estará acontecendo paralelamente, o Fórum Empresarial de Barbacena, promovido pelo Sindicomércio, que será encerrado com uma apresentação do projeto Minas ao Luar, do Sesc. “Será um presente das entidades empresariais à comunidade barbacenense, pelo aniversário da cidade”, afirma Maria da Glória. 
 
A programação cultural do “Ano 222” seguirá até setembro:

- Só Um Pouco Anormal (Espetáculo de Wagner Moreira e Cia 1º Ato);
DATA: 26 a 28 de julho
O espetáculo foi premiado pelo CENA MINAS e possui componentes artísticos únicos, tratando-se de um intercâmbio e paralelo entre a História da Loucura barbacenense (tragédia silenciosa) e a loucura dos campos de concentração nazistas. Foi concebida na Alemanha como conclusão de mestrado do barbacenense na Palluca Universidade de Dança, em Dresden (Saxônia).

- Festa Julina da Comunidade Quilombola dos Candendês
DATA: 27 e 28 de julho

Festa da primeira comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Palmares, localizada na região de ponto Chic. Haverá encontro de grupos de congado da região.

-Teatro de Bonecos Giramundo
DATA:10 de agosto

Apresentação aberta ao público, na Praça dos Andradas, de um dos mais respeitados grupos teatrais do Brasil. O espetáculo “ Carnaval dos animais”, foi concebido para agradar crianças e adultos com muita criatividade e música e faz parte do projeto Teatro Móvel Giramundo, patrocinado pela Vale.

- 2ª SEDA Barbacena (Semana do Audiovisual);
DATA: 04 a 11 de agosto

Barbacena é uma das mais de 100 cidades entre América Latina, África e Europa que receberão o festival SEDA - Semana do Audiovisual. Entre os dias 4 e 11 de agosto, o evento voltado para quem gosta de cinema e video, propõe o estímulo e a valorização da produção audiovisual local, estabelecendo novas conexões com diferentes linguagens e também com modelos de produção independentes. Em toda a sua programação a SEDA a vai ocupar pontos estratégicos da cidade e oferecendo uma programação direcionada a diferentes públicos através de exibição de filmes, rodas de debates, oficinas, mostra itinerante, apresentações musicais e intervenções artísticas.

- 4º Alambique do Som (Festival de Artes Integradas);
DATA: 16 a 18 de agosto

Idealizado como um festival de artes integradas, o Alambique converge diferentes práticas artísticas ampliando o Circuito Mineiro de Festivais Independentes - CMFI, a Rede Brasil de Festivais independentes. O festival terá nove bandas, entre grupos locais e convidados e ainda contação de histórias e mostra fotográfica.

- Movimento Urbano
DATA: 14 e 15 de setembro

Em sua segunda edição, o Festival Movimento Urbano traz para a Praça da Rua Bahia, a cultura hip-hop, com batalhas de Break e Hip-hop, e oficinas para quem deseja conhecer mais sobre a música , a dança e a estética deste fenômeno cultural tipicamente urbano e presente na maioria das cidades do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...