sexta-feira, 13 de novembro de 2020

LANÇAMENTO DA REGIÃO VULCÂNICA DESTACA CAFÉS PRODUZIDOS EM POÇOS E CIDADES PRÓXIMAS

Sebrae Minas apresenta a Região Vulcânica, a mais nova marca coletiva de cafés de qualidade reconhecida com sabores e aromas únicos durante a Semana Internacional do Café
Região Vulcânica

Com uma formação rochosa advinda de um vulcão há muito tempo extinto, que resultou em cadeias de montanhas com altitudes que chegam a 1500m, solo rico em minerais, clima ameno e um trabalho tradicional e cuidadoso dos produtores, a região que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo, que tem o município de Poços de Caldas, no Sul de Minas, como referência, mostrou-se um terreno fértil para a produção de cafés de qualidade. 

Diante deste potencial, o Sebrae desenvolveu uma plataforma estratégica para a Região Vulcânica, com o objetivo de posicionar o território de forma relevante e sustentável, por meio de uma expressão de marca única e verdadeira, que será lançada no dia 18 de novembro, às 19h, no estande virtual da instituição na Semana Internacional do Café (SIC). 

O novo mundo do café diferencia claramente os mercados de commodities e de especiais. Assim, os cafés de origem tem se destacado como principal demanda dos compradores sofisticados e de todo o público que vem exigindo produtos diferenciados. 

"Por suas características privilegiadas, a Região Vulcânica consegue ofertar um café de qualidade superior com sabores e aromas únicos. Tal cenário e a tendência de mercado de valorização das origens produtoras justificam a implementação de ações orientadas para o fortalecimento dos pequenos negócios para a diferenciação deste território, através de posicionamento de marca", explica o analista do Sebrae Minas Ivan Figueiredo. 

O território da Região Vulcânica é composto por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas no estado de Minas Gerais e Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama no estado de São Paulo.

O projeto para a criação da Marca Território Cafés da Região Vulcânica começou em 2018, com o desenvolvimento de ações com foco nos produtores e lideranças locais para os trabalhos de reconhecimento da região, conscientizando sobre a importância e o potencial de crescimento do setor cafeeiro da região. 

"Como resultado deste trabalho, espera-se o posicionamento da Região Vulcânica como uma origem produtora de café que, além da qualidade do produto, possui particularidades inerentes ao território, ao produto e às pessoas nela inseridas, que a tornam única, sendo reconhecida e valorizada pelos mercados nacional e internacional de café", complementa Figueiredo. 

Diante dessa importância, a SIC foi o momento escolhido para o lançamento dessa nova marca, já que esse é o maior evento do setor do Brasil. A ideia é apresentar as características desse território e sensibilizar toda a cadeia produtiva do café, parceiros e comunidade em geral, afim de promover o engajamento dos players na utilização da referida estratégia, visando a valorização da Região Vulcânica, seus produtores e produtos. 

Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Patrocinadores
A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.

Serviço
Semana Internacional do Café 2020 - 100% Digital
De 18 a 20 de novembro
#conectadospelocafé

Nenhum comentário: