Pular para o conteúdo principal

CINE DRIVE-IN DA MOSTRA TIRADENTES FOI UM SUCESSO

Ao longo de cinco dias, o evento garantiu diversão com segurança e exibiu gratuitamente oito filmes
Projeção do filme Titãs – A vida até parece uma festa

Chega de saudades! A 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, maior evento do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão, retornou à cidade histórica mineira e realizou, entre os dias 3 e 7 de setembro, o Cine Drive-In Tiradentes. O evento promoveu sessões diárias gratuitas de premiadas produções nacionais.

A programação contou com uma seleção especial de oito filmes premiados (quatro longas-metragens e quatro curtas, puderam ser vistos, ou revistos na tela grande, a céu aberto, na estrutura montada no estacionamento localizado na Av. Governador Israel Pinheiro, s/n° (ao lado da Pousada Pequena Tiradentes).

Foram exibidos os filmes Titãs - A vida até parece uma festa, direção de Oscar Rodrigues Alves, Branco Mello (vencedor do Júri Popular da 12a Mostra Tiradentes); No Coração do Mundo, direção de Maurílio Martins, Gabriel Martins (da produtora mineira Filmes de Plástico, homenageada na 13a Mostra CineBH); O dia do Galo, direção de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes (vencedor do Júri Popular da 18a Mostra de Cinema de Tiradentes); O Cemitério das almas perdidas, direção de Rodrigo Aragão, filme de terror que foi um sucesso na versão online da 24a Mostra Tiradentes; e os curtas De Castigo, direção de Helena Ungaretti; Traz Outro Amigo Também, direção de Federico Cabral; Vida Maria, de Márcio Ramos; e L, de Thaís Fujinaga.

Com capacidade de 68 veículos/dia, o Cine Drive-In Tiradentes teve um público estimado de 700 pessoas, que puderam vivenciar uma experiência única e curtir as produções com todo conforto e segurança, atendimento de garçom com comes e bebes, combos de pipoca e bomboniere, sem precisar sair do carro.

Para Raquel Hallak, CEO da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra de Cinema de Tiradentes "realizar o Cine Drive-In em Tiradentes representou uma iniciativa de compromisso com a cidade e com o cinema brasileiro num momento em que é necessário inovar e adaptar aos tempos de pandemia para fazer o cinema brasileiro circular, levar entretenimento com segurança para o público, manter o mundo em movimento e gerar desenvolvimento social, humano e econômico".

Aryanne Ribeiro, produtora cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais foi para a cidade história especialmente para prestigiar o evento. “É a primeira vez que retorno a Tiradentes, depois de um ano e oito meses. Isso tem um significado muito grande para mim. Também porque é a primeira vez que assisto a um filme num Cine Drive-In”.

A iniciativa chamou a atenção dos moradores da região, conforme destacou Alexandre Ribeiro do Nascimento, que mora em Tiradentes há algum tempo. Ele ficou sabendo do Cine Drive-In pela página do Facebook da Mostra de Cinema e resolveu participar. “Quase nunca vou ao cinema, mas todas as vezes que assisti filmes na Mostra Tiradentes me diverti bastante”.

Para Diego Bertoli, foi uma oportunidade especial para matar as saudades do cinema. “A experiência de assistir aos filmes no Cine Drive-In da Mostra Tiradentes foi muito boa, muito interessante. Achei muito organizado e me senti seguro para ir ao cinema dessa forma, mesmo ainda estando neste momento de pandemia. Depois de quase dois anos, poder voltar ao cinema de uma forma segura foi maravilhoso. Sou formado em Cinema, trabalho como editor de vídeo, tenho amor por filmes e estava com muita saudade de ir ao cinema novamente”.

Evento gerou empregos e movimentou a economia
Para a realização do Cine Drive-In da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes, a Universo Produção, responsável pela idealização e realização do evento, elaborou um projeto cenográfico para execução de toda infraestrutura necessária ao funcionando do Drive-In que foi instalado no estacionamento localizado na Av. Governador Israel Pinheiro, s/n° (ao lado da Pousada Pequena Tiradentes), além do quiosque para a retirada das credenciais no Largo das Fôrras, praça principal da cidade histórica.

Foram contratadas 56 empresas que atuaram na prestação de serviço para Cine Drive-In da Mostra Tiradentes. Estima-se que foram gerados 500 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 49 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção, produção e desmontagem da estrutura.

16 veículos fizeram a cobertura jornalística diária do Cine Drive-In da 24a Mostra Tiradentes, incluindo quatro emissoras de rádio e duas emissoras de TV. A equipe comunicação da Mostra alimentou as redes sociais com conteúdos diários - registros de vídeos e fotografias - que estão disponíveis para consulta e acompanhamento de tudo que aconteceu no evento.

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um empreendimento cultural consolidado que integra a indústria do entretenimento e da economia criativa, a que mais cresce no mundo. E o Cine Drive-In se revelou como uma opção de diversão com conforto e segurança para o público participante, respeitando os protocolos de saúde necessários devido a pandemia de Covid-19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO 2025

O município de Varginha publicou na última quinta-feira, 24, o edital para o concurso público da Prefeitura de Varginha, cuja responsabilidade é da empresa AvançaSP. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Há vagas para administrador, assistente social, auxiliar de creche, biólogo, contador, dentista, desenhista, técnico em enfermagem, técnico em informática, arquiteto, assistente social escolar, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, motorista, agente fiscal, auxiliar de dentista, médico, operador de veículos pesados, técnico em raio X, educador infantil, professor PII, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros cargos. São 849 vagas com salários que vão até R$ 8.600. Os aprovados terão benefícios como Ticket Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Própria - Aposentadoria e Pensão, Seguro de Vida (por adesão), Assistência à Saúde (por Adesão), Plano Odontológico (por adesão), Auxílio Funeral, Auxílio Reclusão, Auxílio Natalidade, Promoção ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.