Pular para o conteúdo principal

PARAGUAÇU TERÁ PLANO DIRETOR DE SAÚDE

Paraguaçu está implantando seu Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde, um programa do governo de Minas Gerais em parceria com as universidades, com o objetivo maior de evitar internações hospitalares desnecessárias. A coordenadora do projeto aqui no município, enfermeira do Programa de Saúde da Família da Colina São Marcos, Eliza Márcia Fonseca Dias Sepini, explica que no caso Paraguaçu, a parceria foi firmada com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), cujos professores treinam os profissionais de saúde para a implantação do projeto. Segundo Eliza, para evitar as internações desnecessárias, é preciso fazer um bom atendimento com os pacientes, principalmente os portadores de doenças crônicas como os hipertensos e diabéticos para que estas não evoluam. “A internação gera altos gastos para o município e para o estado”.


A enfermeira esclarece que a atenção primária à saúde é a “atenção básica” que denominávamos antigamente. É a porta de entrada do paciente, são os postos de saúde. Em Paraguaçu, os PSFs e a Policlínica são exemplos de atenção primária. Já o Hospital e Maternidade São Francisco de Assis é a atenção secundária, e o Hospital Universitário Alzira Vellano, em Alfenas, é a referência de atenção terciária, pois tem um nível mais elevado, com mais especialidades. “Temos uma estrutura muito boa de atenção primária, com cinco PSFs abordando a cidade toda, porém precisando de alguns ajustes, como prontuários, atendimentos. Então vamos fazer um diagnóstico da saúde em Paraguaçu para saber quais as necessidades do município. Cada região de Minas Gerais fará seu Plano Diretor de acordo com suas carências”.

Para realizar este projeto, uma equipe de cinco enfermeiros (um de cada PSF) vai até a Unifal participar de uma oficina, com os professores/tutores, uma vez a cada dois meses. Nestas oficinas é esclarecido o modo de realizar o Plano Diretor, acompanhado de manuais explicativos. Em seguida os enfermeiros realizam uma reunião aqui em Paraguaçu com os demais profissionais de saúde para passar-lhes o que foi dito na oficina. Nesta reunião, os participantes trocam idéias e fazem suas sugestões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.