Pular para o conteúdo principal

TREM DA CANA GANHA SEIS VAGÕES

O prefeito Nério Costa assinou o documento que oficializou a doação dos bens que pertenciam a antiga Rede Ferroviária Federal.

A Prefeitura de Sertãozinho, no interior de São Paulo, e a Secretaria de Patrimônio da União formalizaram, na quinta feira, 20, o Termo de Cessão do Uso dos Bens Móveis e Imóveis da extinta R.F.F. A Assinatura do documento aconteceu no salão de eventos do Centro Esportivo Mogiana. Seis vagões de passageiros e cinco áreas, num total de 17 mil metros quadrados, foram doados para o município. “Esta iniciativa visa assegurar o desenvolvimento de projetos locais que possam contribuir com o crescimento econômico, social e cultural da cidade”, afirmou Tais Fernanda Lopes, representante da SPU.

A cerimônia encerra a segunda etapa no processo de implantação do projeto turístico denominado “Trem da Cana”, que deve entrar em operação no final do ano. “Estamos nos esforçando para trazer o Papai Noel de trem”, declarou o Secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Pelegrini, que está a frente do projeto. O Trem da Cana irá operar na linha férrea que liga Sertãozinho a Pontal. O ramal de dez quilômetros estava desativado, mas vai começar a ser revitalizado a partir da próxima semana. No mês passado, o coordenador de relações Institucionais da Ferrovia Centro Atlântica - FCA, José Osvaldo Cruz, entregou uma carta de anuência que estabelece o cronograma de atividades de recuperação do trecho. As obras de limpeza e desobstrução devem terminar em quatro meses.

De acordo com o prefeito Nério Costa, a implantação do projeto é um resgate da história da produção agrícola do município. “Precisamos aproveitar o potencial turístico e também fazer disso um aprendizado, deixando para as futuras gerações parte do legado de nossos antepassados.” Os principais atrativos do Trem da Cana são a Estação ferroviária Francisco Schimidt e o Engenho Central. A usina de Pontal é a única do país que mantem preservado todo seu maquinário e ferramental, que datam do fim do século XIX.
por Luiz Henrique Porto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.