Pular para o conteúdo principal

Primeira Mão: PROFESSORA DA UFLA É UMA DAS FINALISTAS DO PRÊMIO CLAUDIA 2010

A professora Fátima Maria de Souza Moreira, do Departamento de Ciências do Solo, é uma das três finalistas na categoria “Ciências” do Prêmio Claudia 2010, realizado pela revista Claudia e Editora Abril. O prêmio consagra mulheres brasileiras que se destacaram em uma das seguintes áreas: Políticas Públicas, Trabalho Social, Negócios, Cultura e Ciências, sendo que as vencedoras são escolhidas por três júris (o de notáveis, o da redação e o de leitoras). Segue abaixo o texto que foi publicado na revista, sobre a professora. Outras informações sobre o prêmio pelo www.claudia.com.br/premioclaudia.

“Beneficiar pequenos agricultores e incentivar a produção agrícola sustentável são os desafios que impulsionam a engenheira agrônoma carioca Fátima Maria de Souza Moreira, 57 anos: “É preciso tirar o conhecimento do mundo fechado dos laboratórios e popularizá-lo’’, defende a professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. Fátima e sua equipe investigam a melhor maneira de aumentar a produtividade do solo utilizando minhocas, cupins, ácaros, fungos e bactérias. Um exemplo é o estudo com o feijão-caupi, consumido por populações de baixa renda. Usando bactérias capazes de captar o nitrogênio do ar e fixá-lo nas raízes das plantas, ela conseguiu que a produtividade desse feijão aumentasse de 500 para até mil quilos por hectare.

A cartilha foi elaborada com textos de 19 cientistas do projeto internacional Conservação e Manejo Sustentado da Biodiversidade do Solo, do Programa Ambiental das Nações Unidas, que reúne profissionais de sete países tropicais: Brasil, Costa do Marfim, Índia, Indonésia, Quênia, México e Uganda. Aqui, ele é chamado BiosBrasil e Fátima foi a pesquisadora escolhida pelas Nações Unidas para coordená-lo”.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.