Pular para o conteúdo principal

UNINCOR CONFIRMA EM JUÍZO SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL

Os advogados da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTC), mantenedora da UninCor, conseguiram junto ao Tribunal Regional do Trabalho uma decisão favorável que está preocupando muito os ex-funcionários da Universidade que mantêm processos pendentes na Justiça Trabalhista, uma vez que um ofício do TRT enviado a todos os juízes das Varas do Trabalho do Estado de Minas determina que eles devem suspender as execuções e ordens de bloqueios de valores contra a Fundação Comunitária de Educação. O ofício assinado pela desembargadora Emília Facchini e pelo juiz do Trabalho do Núcleo de Conciliação de 2ª Instância, Danilo Siqueira de Castro Faria, já está em pleno vigor.

Na realidade, com essa ordem do TRT os ex-funcionários da UninCor ficaram sem qualquer garantia que vão um dia receber seus créditos trabalhistas, uma vez que a própria Universidade em seu pedido pleiteando a criação de um Juízo Auxiliar de Execuções argumentou da importância da concessão para a sua sobrevida e ulterior soerguimento da Universidade. Segundo fontes ouvidas, que pedem para não ser identificadas, relatam que o dinheiro e bens liberados pelo TRT serão usados em outras dívidas e virarão pó, pelo menos para os trabalhadores. 

A promessa feita com o TRT que prevê um depósito mensal de 10% de sua receita líquida para uma conta a ser usada para pagamento de todos os seus credores, será integralmente cumprida, mesmo porque a única pena imposta pelo TRT em caso de não cumprimento do acordo é o retorno dos processos e prosseguimento das execuções respectivas. Segundo essas mesmas fontes, caso a UninCor não cumpra o que prometeu, e com as execuções tendo continuidade pergunta-se: cadê os bloqueios de valores e bens que garantiam os créditos trabalhistas? Seguramente não serão mais encontrados. Por estes motivos, apontam, a decisão do TRT mineiro está na contramão da história, e lamentam que o Sinpro/MG e o SAAE deram respaldo a essa decisão altamente prejudicial aos ex-funcionários da UninCor.

Salários serão parcelados
Talvez na euforia dessa vitória junto ao TRT, uma circular atribuída ao auditor e gestor interino da UninCor, Luiz Guilherme Raposo Costa, avisa aos professores e funcionários da Universidade que os salários de maio serão divididos em duas parcelas, 50% no quinto dia útil do mês seguinte e 50% restantes no dia 15 de junho de 2010. Essa circular está sendo interpretada como uma rotina daqui prá frente de novo arrojo contra os trabalhadores, haja vista que entrar em juízo contra a UninCor agora pode não ser uma boa idéia.
da Folha do Sul Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.