Pular para o conteúdo principal

UFLA NA BRIGA PELA MELHOR COLOCAÇÃO NA INOVATEC

Treze planos, elaborados por mestrandos e doutorandos de universidades públicas de Minas Gerais, concorrem a viagem internacional. Vencedores serão anunciados em 7 de outubro, no Expominas. O Plano de Inovação vencedor do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, iniciativa do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), será anunciado na quinta-feira, 7 de outubro, entre 18h e 20h, durante a Inovatec, no Expominas. O melhor projeto, escolhido entre os treze elaborados por mestrandos e doutorandos das áreas tecnológica, gerencial e biológica de universidades públicas do Estado, será premiado com uma visita à Universidade do Arizona – SkySong, referência mundial em inovação.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação teve início em abril e contemplou 260 alunos de 13 universidades públicas de Minas Gerais — Universidade Federal de Lavras (Ufla); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Federal de Uberlândia (Ufu); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Gratuito, o programa utiliza um método inovador, chamado Empreendedorismo de Base Tecnológica (Embate), que insere equipes em situações do cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e as desafia a encontrar soluções para problemas reais, lidando com imprevistos e busca por resultados. Ao final dos cinco dias de Embate, as equipes constroem planos de inovação, trabalho multidisciplinar que estrutura uma ideia ou conhecimento científico em forma de produto, tecnologia ou negócio. Um júri elege o melhor plano de inovação por universidade, e os treze escolhidos representam cada instituição na Inovatec.

Boas ideias
Entre os 54 planos de inovação elaborados durante o programa, os treze trabalhos que disputam o prêmio principal merecem destaque pela originalidade e viabilidade mercadológica. A Universidade Federal de Viçosa (UFV), por exemplo, será representada pelo grupo Lac Zero, que detalha um processo de baixo custo para reduzir a lactose do leite. O grupo Odontotec-in, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pretende criar uma caneta de alta rotação silenciosa. Na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), o grupo vencedor visa desenvolver um processo de resfriamento do leite sem o uso de energia elétrica.

A equipe Nanotug, representante da UFMG, criou um projeto para separar óleo de água por meio de nanopartículas anfifílicas. Já na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Tecnovar propõe aperfeiçoar sachês de catchup, maionese e molhos em geral. Um diagnóstico rápido de toxoplasmose aguda e crônica, que possibilite o tratamento e profilaxia da doença, foi o plano elaborado pelo grupo Tecnovida, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Alunos vencedores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) propõem criar um extensor para escovas de dente.

Segunda chance
Os 41 planos de inovação que não chegaram à final estadual do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação participarão de uma ação paralela. Uma votação aberta ao público irá eleger os dois mais relevantes, pelo site http://empreender.simi.org.br/vote.php , até 30 de setembro. Os mais votados terão a oportunidade de expor seu plano de inovação durante a Inovatec, no estande do Simi, de 5 a 7 de outubro. Os dois planos escolhidos concorrem a outros prêmios.
do Segs Portal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.