Pular para o conteúdo principal

ASSINADO CONTRATO DE COOPERAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO TREM DE TURISMO


Em Barbacena, o Expresso Pai da Aviação, prevê a implantação de um trem que liga a cidade a Santos Dumont, com extensão de 43km. Em Barbacena, alguns trens transportavam os doentes mentais de um dos maiores hospitais psiquiátricos do país, daí a expressão mineira “trem de doido”. Já Santos Dumont é a cidade onde nasceu Santos Dumont – e cujo o antecessor foi um empreendedor das ferrovias
No último dia 12, a Holcim e a ONG Amigos do Trem, com a intermediação da Prefeitura Municipal de Barbacena, nas Vertentes, assinaram Contrato de Cooperação Técnica. O objetivo é facilitar a operação inicial do trem de turismo, permitindo que a empresa ceda o local para o estacionamento, manutenção corretiva e preventiva da máquina automotriz Budd, cedida à ONG Amigos do Trem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Com a cooperação da Holcim, o pátio ferroviário da empresa, localizada no Bairro Pontilhão, em Barbacena, será usado para o estacionamento do veículo até que a Estação Ferroviária da cidade esteja apta a receber a máquina histórica, construida nos Estados Unidos por volta de 1958, e que foi totalmente restaurada pela ONG. Participaram da assinatura do documento, Joao Butkus, Gerente da fábrica Holcim, Edson Brandão, Presidente da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), e Paulo Henrique do Nascimento, Presidente da ONG Amigos do Trem.

Esperando a MRS
Segundo Paulo Nascimento, da ONG Amigos do Trem, a operação do trem turístico entre Barbacena e Cabangu, município de Santos Dumont, só não começou porque a empresa MRS Logística, que arrendou por 30 anos o trecho ferroviário, ainda está avaliando os termos do contrato que deverá ser assinado entre ela e a ONG, para compartilhamento da malha ferroviária que pertence à União.

“A empresa se sente prejudicada nos seus lucros com a operação do trem turístico e está questionando a qualidade técnica do nosso equipamento”, diz Paulo. Ele afirma que o equipamento tem todas as condições de operar e já foi solicitada arbitragem da questão pela Agência Nacional de Tranportes Terrestres, que é o órgão do Governo Federal que regula as atividades ferroviárias no país.

Enquanto isso, a Prefeitura de Barbacena, por meio da AGIR, inicia, nos próximos dias, a primeira fase da reforma do prédio da Estação Ferroviária. A ONG planeja a imediata tranferência da automotriz para Barbacena. Atualmente, o equipamento está estacionado no pátio do Instituto Federal de Santos Dumont.

Pátio da Holcim já foi a Estação do Sanatório
A Estação de Sanatório foi inaugurada em 1892. Por esta época, existia um famoso sanatório particular, onde a elite, em especial do Rio de Janeiro, vinha buscar as temperaturas amenas da Serra da Mantiqueira e tratar as chamadas “ doenças nervosas”. Em 1903, adquirido o prédio do Sanatório pelo Governo do Estado de Minas Gerais, foi ali instalado o primeiro núcleo da Assistência aos Alienados de Minas Gerais, que mais tarde viria a manter o célebre Hospital Colônia. Assim, por este antigo terminal ferroviário chegavam as levas de doentes mentais trazidos de todas as partes de Minas Gerais. Os vagões reservados aos pacientes mais agitados deu origem à expressão “trem de doido”.

Em 1950, foi inaugurada a variante entre as Estações de Barbacena e Carandaí, via Simão Tamm, já que o traçado original via Ressaquinha era muito sinuoso e de rampas fortes. Do traçado original, entre Barbacena e Carandaí, existem hoje somente dois km, entre a Estação de Barbacena e o terminal da antiga Cimento Barroso. A Estação Ferroviária do Sanatório foi demolida em 26 de junho 1989, sem deixar vestígios de um dos locais mais significativos da história de Barbacena. Até os paralelepípedos da ladeira de acesso à estação foram retirados.

O chamado Ramal do Sanatório é o que resta da linha original atingindo o terminal da Holcim, para carregamento de cimento. Ele ainda passa sobre o famoso 'pontilhão', uma ponte de pedras do tempo da Estrada de Ferro D. Pedro II, que ainda está lá conservada como um belo monumento sobre uma das avenidas principais da cidade e que tem sua continuidade na cidade de Santos Dumont, onde existe o Museu de Cabangu.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, Michael Roberto da Silva, Cláudio Luiz Nascimento Bomfim, Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)

Comentários

Anônimo disse…
Toda concessionária que aufere lucro com o patrimônio público nacional deve se submeter às regras do edital de concessão, e a MRS Logística tem-se valido de insuspeita complacência dos governos estadual e federal, através da inércia dos seus órgãos reguladores ineptos e caros, verdadeiros cabides de emprego para apadrinhados políticos. Os governos central e regional devem emitir logo seus pareceres oficiais sobre a atitude audaciosa da MRS de atrasar a liberação da "janela" operacional das vias férreas da União, que são do interesse maior da população de Barbacena e entorno. O povo deve registrar esses episódios para saber em quem votar, ano que vem.

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.