Pular para o conteúdo principal

TJMG TEM NOVOS DESEMBARGADORES

Tomaram posse nesta segunda-feira, 24, como desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os juízes Maria Aparecida de Oliveira Grossi Andrade e Octavio Augusto De Nigris Boccalini. A sessão solene, realizada no auditório Ministro Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto, em Belo Horizonte, foi conduzida pelo presidente do TJ, desembargador Herculano Rodrigues. Durante o evento, os dois magistrados fizeram a leitura do termo de compromisso do cargo, assinaram os termos de posse e de exercício e foram condecorados com o colar do Mérito Judiciário, concedido a todos os desembargadores no momento da posse.

Maria Aparecida de Oliveira Grossi Andrade assume vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Sebastião Pereira de Souza. Ela vai integrar a 16ª Câmara Cível. Octavio Augusto De Nigris Boccalini vai ocupar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Guilherme Luciano Baeta Nunes. Ele vai integrar a 18ª Câmara Cível.

Em seu discurso durante a solenidade, o presidente Herculano Rodrigues deu as boas-vindas aos novos desembargadores e afirmou que fazer carreira na magistratura, enfrentar adversidades e perseverar na missão de promover a justiça e a paz social são sinais de quem tem esperança. Para a nova desembargadora, sua chegada ao TJMG é resultado de uma carreira de lutas e de uma trajetória em prol do Poder Judiciário.

Currículos
Maria Aparecida de Oliveira Grossi Andrade nasceu em Inhapim/MG e formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi delegada de polícia e promotora de Justiça, antes de ingressar na magistratura, em 1989. Atuou nas comarcas de Ipatinga, Mesquita, Coronel Fabriciano, São Domingos do Prata e Nova Era. O currículo da magistrada pode ser consultado no Portal TJMG.

Octavio Augusto De Nigris Boccalini formou-se pela Universidade Católica de Direito de Santos (Unisantos) e ingressou na magistratura em 1993. Atuou nas comarcas de Belo Horizonte, Itajubá, Monte Azul, Espinosa, João Pinheiro, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí e Silvianópolis. O currículo do magistrado está disponível no Portal TJMG.

Mesa de honra
Durante a solenidade de posse, compuseram a mesa de honra, além do presidente Herculano Rodrigues, o advogado-geral do Estado, Marco Antônio Rebelo Romanelli, que representou o governador Antonio Anastasia; e o deputado estadual Durval Ângelo, que representou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro.

Também integraram a mesa de honra o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Almeida Melo; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador José Antonino Baía Borges; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Wander Marotta; e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert Carneiro.

A mesa de honra teve a presença ainda do deputado federal Mauro Lopes; do conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil/seção Minas Gerais (OAB-MG) Raimundo Cândido Júnior, representando o presidente da OAB-MG, Luís Cláudio da Silva Chaves; e do corregedor regional da Polícia Federal, delegado Marcílio Manfre Afonso, representando o superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, delegado Sérgio Menezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.