Pular para o conteúdo principal

COMARCA DE VARGINHA GANHA CENTRO JUDICIÁRIO

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos são integrados pelos setores Processual, Pré-Processual e Setor de Cidadania
O diretor da Faceca e os juízes da comarca de Varginha durante o descerramento de placa na solenidade de instalação do CJUS
O espaço democrático de Varginha, no Sul de Minas, cresceu. Na sexta-feira, 26, foi instalado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) da comarca, o 16º do Estado. À solenidade, que ocorreu na Faculdade Cenecista de Varginha (Faceca), compareceram representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia-Geral do Estado, membros dos Poderes Executivo e Legislativo, da OAB-MG e autoridades civis e militares.

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Assessoria de Gestão da Inovação, desembargador Wander Marotta, salientou que a redução do acervo não é o objetivo primeiro dos Cejus, pois eles não têm papel definitivo nessa questão, mas incidem, principalmente, sobre o que ele chamou “o excesso de acesso”, isto é, a judicialização dos embates, o formalismo exagerado na solução de impasses e, finalmente, a multiplicidade de recursos às decisões.
  
Um voto de confiança para a composição
Diretor do Foro, o juiz Augusto Moraes Braga aludiu a dados relativos à produtividade dos ministros do Supremo Tribunal Federal e relatórios do Conselho Nacional de Justiça divulgados pela imprensa para destacar a necessidade de minorar a cultura da litigiosidade.

“Hoje, tramitam em Varginha 60 mil processos, média de um por habitante. Cada vara cível é responsável por 10 mil, dispondo de em torno de cinco servidores. Não podemos negar o direito de ajuizar uma ação, mas devemos estimular o entendimento e evitar, quando possível, a instauração de lides. O Cejus é, portanto, um apoio ao jurisdicionado e ao Judiciário e o cumprimento do preceito constitucional da duração razoável do processo”, avaliou.
  
Presenças
Também prestigiaram a solenidade o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência Carlos Donizete Ferreira; os juízes da comarca, Antônio Carlos Parreira, José Edair de Oliveira, Morvan Rabêlo de Resende, Wagner Aristides Machado da Silva Pereira; a promotora Eliane de Oliveira Claro; o procurador do Estado Alexandre Moreira de Souza; o coordenador do curso de direito da Faceca, Fabiano Guimarães Nogueira; o professor da Faceca Joaquim Donizete Crepaldi; o procurador-geral do município, Joaquim Mariano, representando o prefeito Antônio Silva; o presidente da Câmara, vereador Leonardo Vinhas Ciacci.

Centros Judiciários
Integram os Centros Judiciários os setores de cidadania, o pré-processual e o processual. No primeiro, o público é orientado sobre diversos assuntos, como ajuizamento de ações, serviços especializados de outros órgãos públicos, retirada de documentos, realização de procedimentos necessários para receber benefícios, entre outros. No segundo, as pessoas podem resolver conflitos antes de haver uma ação. No terceiro, as partes poderão celebrar um acordo em um processo por intermédio de um conciliador ou mediador.

Há Centros Judiciários em funcionamento nas comarcas de Lambari, Itajubá, Governador Valadares, Caeté, São João del-Rei, Itaúna, Pouso Alegre, Viçosa, Patos de Minas, Belo Horizonte, Tombos, Conselheiro Lafaiete, Santa Bárbara, Paracatu, Curvelo e Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.