Pular para o conteúdo principal

FAISCA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA EM ALFENAS

Projeto oferece oficinas e apresentações nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais e literatura

Banda K2 de Poços de Caldas é uma das atrações do FAISCA

Para o público infantil, o FAISCA destaca do grupo teatral Sapucaiaços

A partir de hoje, terça-feira, 2, o Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA) vai disponibilizar gratuitamente oficinas, apresentações culturais e exposições na cidade de Alfenas, no Sul de Minas. A programação oferece 15 oficinas nas áreas de arte e meio ambiente, 17 apresentações de música e teatro, exposições e mostra de artes visuais.

A abertura oficial será na terça-feira às 20h, no Auditório Leão de Faria (Campus da UNIFAL-MG) com a mesa-redonda “Cidade e Universidade: espaços de interação sociocultural”. As oficinas iniciam no mesmo dia, no período da manhã e tarde e serão realizadas até sexta-feira, 5. A apresentação cultural do primeiro dia de FAISCA será às 17h, no Palquinho (UNIFAL-MG), com o grupo Conservatório Jazz Concert, do Centro Municipal de Música Walda Tiso de Alfenas.

A partir de quarta-feira, além das oficinas de meio ambiente, o FAISCA destaca oficinas de artesanato, produção musical, fotografia, produção audiovisual e literatura. Na quinta-feira, inicia a oficina de Bioconstrução e compreende na primeira fase da criação do centro de convivência ecológica no Campus Santa Clara da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Às 17h, no Palquinho (UNIFAL-MG) haverá apresentações musicais e teatrais com artistas da cidade.

Na sexta-feira, 5, o FAISCA vai para as escolas e praça. A Escola Municipal Fausto Monteiro recebe a oficina de hip hop “Consonância nas Escolas” e a Escola Municipal Orlando Paulino da Costa a oficina de “Circo na Escola”. A partir das 19h, na Praça Getúlio Vargas, músicos e poetas apresentam sua arte no Sarau FAISCA com participação do Projeto Consonância, MC Chaves e dos grupos de poesia Slam do Grito (São Paulo/SP) e Sua Poesia (Alfenas/MG).

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Kátia Goyatá, a produção de cultura e seu acesso deve ser difundido e acessível para toda população. “Essa é a principal importância do Projeto FAISCA, pois é a união de espaços para que nossa querida Alfenas transpire cultura”. A Secretaria de Educação e Cultura participa de forma ativa no projeto. “Nosso intuito é sempre apoiar iniciativas culturais por meio de parcerias”, completa Kátia Goyatá.

Segundo a professora Eliane Garcia, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, a parceria com a Prefeitura de Alfenas foi fundamental para a criação do projeto. “As parcerias são importantíssimas, pois possibilitam a articulação entre instituições incentivando o intercâmbio de experiências e o aprimoramento de ações. Essas interações valorizam não apenas a difusão da arte e da cultura, mas também para produção de novas criações”.

No sábado e domingo, as atividades serão realizadas na Praça Getúlio Vargas, no centro de Alfenas a partir das 13h. No local haverá apresentações com os grupos Maracatu Muiraquitã, The Compositores, Samba Lux, Kêiscara, Aedos n' Roll, Cuíca Elétrica, A Ópera da Cidade Preta (teatro musical), Sapucaiaços (teatro infantil), K2, La Mucura (grupo colombiano) e a peça “Operário em Construção”.

No domingo, às 8h, o FAISCA promove a pedalada “Pedal Consciente” com saída do campus central da UNIFAL e chegada no Campus Santa Clara (Bairro Pinheirinho), e Ioga na Praça Dr. Emílio da Silveira.

De acordo com o produtor cultural Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, o FAISCA é um projeto realmente democrático. “Todas as atividades são gratuitas e todos os membros da equipe envolvida atuam como voluntários. A união em iniciativas como esta, aponta para a viabilidade de parcerias entre instituições públicas, privadas e grupos organizados. A população é a maior beneficiada, pois além das atividades culturais, a movimentação de público aquece a vida econômica da cidade”. 
O FAISCA tem o apoio do Colégio Logos (Varginha e Areado), Café Quetal, Plug Outdoor, Instituto Empreendente, Restaurante do Ali e Hotel Náutico de Fama. A programação completa pode ser acessada no site oficial do projeto: www.unifal-mg.edu.br/faisca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3299-1077.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.