Pular para o conteúdo principal

GRUPO COORDENADO POR PROFESSOR DO IFSULDEMINAS DESCOBRE ESPÉCIE DE LIBÉLULA

Descoberta é publicada em jornal científico norte-americano

Coordenada pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Câmpus Inconfidentes, Marcos Magalhães, a descoberta de uma espécie de libélula, no município de Barroso, nas Vertentes, ganhou destaque no jornal científico norte-americano, “International Journal of Odonatology”. Na edição do dia 03 de outubro de 2014, o jornal publicou um artigo contendo informações sobre a nova espécie. “É notável pela sua cor azul. Um personagem raro dentro do uma espécie de grupo Heteragrion”, evidenciou a publicação. O animal recebeu o nome de Heteragrion Cyane, expressão latina que quer dizer azul. Além da cor, diferentes estruturas anatômicas foram utilizadas na descrição da espécie como as estruturas reprodutivas.

O projeto de pesquisa, coordenado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foi executado em 2010 e 2011. Durante um ano e meio, o professor do Câmpus Inconfidentes, Marcos Magalhães, coordenou o grupo de pesquisadores que foi a campo para coletar material em um córrego da floresta na Mata do Baú, em Barroso. 

“Imaginamos que o bicho se tratava de uma espécie rara encontrada em Caxambu-MG, no ano 1890, por cientistas belgas. Até que um especialista da UFMG, professor Angelo Machado, concluiu pela novidade da espécie”, explicou o docente. Uma segunda espécie também foi encontrada, mas as especificações ainda não foram publicadas. Questionado sobre os impactos da descoberta, Marcos Magalhães, defende a criação, no local, de uma Unidade de Conservação.



“Este animal somente incorre naquela área e deve ter uma necessidade específica daquele ambiente. Isso reforça a necessidade de se criar uma Unidade de Conservação. Esta espécie não se encontra em nenhum outro lugar do mundo”, sentenciou.

De acordo com os cientistas, as libélulas existem há milhões de anos, antes dos dinossauros aparecerem sobre o planeta. Esses insetos passam a vida inicial na água, e por isso muitas espécies são sensíveis à poluição dos ambientes aquáticos. Assim elas são utilizadas como bioindicadores.

Quatro vezes ao mês, os pesquisadores visitaram a área de 400 hectares formados por uma rica fauna, com 57 espécies de libélulas, cinco do gênero Heteragrion. Os materiais foram coletados em um fluxo lento e raso de água, com bordas pantanosas. Posteriormente foram levados para o laboratório. “Começamos a analisar as características a partir das descrições já existentes. Se as descrições não são conformes as que existem ou você está fazendo uma descrição errada, ou está diante de um bicho novo”, esclareceu professor Marcos Magalhães.

Os especialistas do jornal norte-americano compararam a libélula com outras espécies encontradas na região e, após análise, concluíram: “estamos agora convencidos de que ele é de fato uma nova espécie”, afirma o texto.
por José Valmei Bueno - da assessoria IFSULDEMINAS

Leia, na íntegra, a matéria do jornal científico norte-americano:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...