Pular para o conteúdo principal

PASSOS DEBATE SEGURANÇA PÚBLICA NA ZONA RURAL


A necessidade do reforço da segurança pública na zona rural voltou ao debate na Câmara Municipal de Passos, no Sul de Minas, quando a vereadora Isabel Ribeiro (Belinha/PP) reuniu numa mesa redonda as autoridades policiais, produtores rurais e representantes do setor. O encontro foi preparatório de uma Audiência Pública através da qual a vereadora quer discutir projeto de se implantar em Passos uma “Aisp Rural” – Área Integrada de Segurança Pública Rural.

Estiveram no plenarinho o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ronaldo Resende dos Anjos, o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Queiroz, os comandantes das duas companhias da PM que funcionam em Passos, policiais militares que trabalham na Patrulha Rural, representantes do Sindicato Rural, da Emater-MG e das comunidades Mumbuca e Mumbuquinha. A reunião foi um desdobramento da visita  que a vereadora Belinha fez a Uberlândia, onde funciona a primeira Aisp Rural do Estado.

A vereadora abriu o debate fazendo o relato da experiência que conheceu no Triângulo Mineiro, onde a implantação da Área Integrada fez com que com os índices de furtos na zona rural caíssem para zero. “Temos que procurar abrir esse leque,  buscando propostas”, afirmou.

O capitão Afrânio, comandante da 77ª Cia PM, apresentou um projeto que a corporação vai lançar em Passos – o “Rede de Vizinhos Rurais Protegidos”. De acordo com ele, a experiência piloto será implementada na comunidade da Mumbuca e será apresentada para os moradores do  local no próximo dia 13 de novembro, às 18h, na Escola Municipal Dr.Manoel Patti.

A vereadora Belinha explicou que mais reuniões vão continuar acontecendo para discutir a questão da segurança, para isso novas comunidades vão ser mobilizadas. Segundo ela, a Audiência Pública será realizada em março do ano que vem, reunindo todas as esferas de segurança, inclusive a Polícia Federal, oportunidade em que deve ser acertado um plano de ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.