Pular para o conteúdo principal

ARTIGO DE PROFESSOR DA UFLA É O 14º MAIS IMPACTANTE NO MUNDO NOS MEIOS ON-LINE


Um artigo que tem como coautor o professor do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rodrigo Lopes Ferreira, é uma das 100 publicações mais impactantes, nos meios on-line, produzidas em 2014, de acordo com o ranking Altmetric. O artigo “Female Penis, Male Vagina, and Their Correlated Evolution in a Cave Insect” foi publicado em abril deste ano na revista Current Biology e aborda a descoberta de um inseto cavernícola que tem o sexo invertido – situação inédita na ciência. 

O professor Rodrigo foi quem descobriu os insetos, do gênero Neotrogla, em cavernas de Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Na lista do Altmetric, divulgada na semana passada, o artigo aparece na 14ª posição. O ranking é feito a partir do monitoramento das menções aos artigos científicos na internet: citações em notícias, blogs, mídias sociais e outras bases de dados. 

As publicações científicas são ranqueadas de acordo com o número de usuários que as mencionam, a pluralidade e o tipo de fontes que fazem citação (um artigo de jornal tem mais impacto que um texto de blog, que contribui mais que uma postagem em mídia social) e os autores. Trata-se de uma avaliação qualitativa e quantitativa.

O professor Rodrigo ficou surpreso com o alcance do artigo: “Não esperava que atingisse essa repercussão, apesar de saber que a descoberta é impactante. Mas é satisfatório por várias razões: chama a atenção para a riqueza e os segredos dos animais que vivem nas cavernas brasileiras, bem como para o risco de desaparecimento dessa fauna. Além disso, exalta o nome da UFLA”.

O artigo foi tema de 50 notícias de jornais em todo o mundo e 20 postagens de blogs monitorados, sendo a maioria desses veículos voltada à divulgação científica. E no Twitter, o Altmetric contabilizou mais de 1600 menções, entre outras estatísticas. No ranking de 2014, aparecem apenas duas pesquisas feitas com a participação de brasileiros: essa e o artigo “Defaunation in the Anthropocene”, publicado originalmente na revista Science, que tem como coautor o professor da Unesp Mauro Galetti.
por Mateus Lima - da assessoria

Acesse o ranking Altmetric de artigos publicados em 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...