Pular para o conteúdo principal

AZUL DA COR DO MAR

Iniciadas as gravações de "Azul da Cor do Mar", novo filme feito por alunos e servidores do Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS


Iniciaram as gravações de “Azul da Cor do Mar”, o novo curta-metragem que será produzido por alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus de Poços de Caldas, no Sul de Minas. As primeiras cenas foram gravadas em Erval Velho, cidade do meio oeste do interior de Santa Catarina. 

A próxima etapa das filmagens acontecerá em Florianópolis. Segundo o professor de Artes, Márcio Bess, autor do roteiro, o filme se passará em três períodos distintos de tempo, não lineares, para contar a trajetória de vida dos personagens. “A produção será um grande desafio, principalmente no que se refere ao figurino e locações”, comentou.

Diferente de outras produções anteriores do mesmo grupo, como “A Mala”, apresentada no “Abacaxi de Ouro 2014”, e “O Cajuzinho” (ainda inédita), o curta “Azul da Cor do Mar” não é uma comédia, pertence a uma outra categoria. O professor Márcio diz que “o filme é uma poesia; irá explorar as sutilezas da atuação dos personagens, a sensibilidade do que é compreendido pelo espectador, mas que não é dito, e também a fotografia das paisagens, das locações do interior e do litoral catarinense”.

Serão gravadas cenas que mostram o cotidiano de comunidades de pescadores na praia da Joaquina, em Santo Antônio de Lisboa, e no Ribeirão da Ilha, dentre outros lugares de Florianópolis. As vilas ainda preservadas compostas por arquitetura açoriana dos séculos passados servirão de cenário para a história narrada, que se passa em um passado distante, mas não explícito, não datado. Tal característica fez necessárias pesquisas históricas que embasaram tanto a escolha das locações quanto a produção de figurino e linguajar.

“Os figurinos estão sendo produzidos pelo próprio grupo de alunos. Máquinas de costura, tecidos e linhas, desenhos se misturam junto com folhas do texto do roteiro. A produção passa a ser coletiva, visto que só será possível com a união e soma de saberes do grupo. A trilha sonora também apresentará mixagem feita especialmente para o filme. Por ser um projeto de cinema amador produzido na escola, podemos considerar que esta será uma superprodução”, destacou Márcio.

As atrizes mirins que participaram das primeiras gravações são Amanda e Alana Bess, sobrinhas do professor Márcio. Elas aparecerão nas narrativas do passado da personagem principal do filme. A data de exibição do curta esta prevista para o final de novembro, no festival de cinema amador escolar “Abacaxi de Ouro 2015”. 
com Márcio Bess
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.