Pular para o conteúdo principal

DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS ADEREM A GREVE A PARTIR DO DIA 10 DE JULHO

Os comandos nacionais de greve do ANDES-SN e da Fasubra, que reúnem os docentes federais e técnico-administrativos das instituições federais de ensino (IFE), respectivamente, realizaram, nesta quinta-feira, 11, uma coletiva de imprensa 

Os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aderem a greve nacional da categoria a partir do dia 10 de julho. A data foi estipulada na Assembleia Geral Extraordinária desta segunda-feira, 8. 

A adesão a greve foi foi votada no último dia 25 de maio,  com 137 votos favoráveis, 91 votos contrários e 7 abstenções, em uma assembleia que ficou marcada pelo tumulto, confusão, clima de indignação e retirada de jornalista. 

Na última greve da categoria realizada na Universidade Federal de Lavras, no ano de 2012, o comércio de Lavras, cidade universitária, deixou de arrecadar mais de R$10 milhões. A paralisação durou 124 dias e afetou a vida acadêmica e profissional de milhares de estudantes.

Como não houve consenso sobre a fixação de data, os docentes optaram por realizar uma outra assembleia, ocorrida nesta segunda-feira, onde avalariam o movimento e optaram pela adesão no dia 10 de julho.

A greve dos docentes de ensino superior iniciada no dia 28 de maio já afeta 23 universidades federais de 17 estados e o Instituto Federal do Piauí, segundo dados do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Greve sem resultados
Já há duas semanas em greve, representantes do Andes-SN e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) concederam uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 11, para dar o balanço geral do movimento, que até o momento apresenta-se sem resultados. 

Apesar das tentativas, os representantes sindicais ainda não conseguiram fazer reunião com o Ministério da Educação para discutir as pautas. Até agora, docentes de 25 universidades aderiram ao movimento, mesmo número registrado na última terça-feira, 9, pelo Andes. 

Relação divulgada pelo Andes-SN até ontem, dia 11:

1. Universidade Federal do Acre
2. Universidade Federal do Amazonas
3. Universidade Federal do Amapá
4. Universidade Federal Rural da Amazônia
5. Universidade Federal do Pará
6. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
7. Universidade Federal do Oeste do Pará
8. Universidade Federal de Rondônia
9. Universidade Federal do Tocantins
10. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
11. Universidade Federal Rural do Semi-Árido
12. Universidade Federal de Alagoas
13. Universidade Federal de Sergipe
14. Universidade Federal da Paraíba
15. Universidade Federal da Bahia
16. Universidade Federal do Oeste da Bahia
17. Universidade Federal do Maranhão
18. Universidade Federal de Campina Grande (campi Patos e Cajazeiras)
19. Universidade Federal de Mato Grosso
20. Universidade Federal de Goiás (campus Jataí)
21. Universidade Federal da Grande Dourados
22. Universidade Federal Fluminense
23. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
24. Instituto Federal do Piauí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.