Pular para o conteúdo principal

TERRITÓRIO NORTE



O plano, a partir de agora, de acordo com o governador, é construir uma Minas “mais justa”


O secretário estadual de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, Paulo Guedes

Depois de criar oficialmente os Fóruns Regionais de Governo, na última terça-feira, 9, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), presidiu nesta quinta-feira, 11, a instalação do primeiro grupo de trabalho do Território Norte, em Montes Claros, para discussão de ações de governo de forma regionalizada e de acordo com as principais necessidades locais.

Durante o evento, Pimentel afirmou que, nestes primeiros quase seis meses de gestão, foi colocada “ordem na casa” para, a partir de agora, principalmente com a criação dos fóruns regionais, ouvir e definir formas de atuação do governo nos 17 Territórios de Desenvolvimento – áreas criadas pela atual gestão a partir de critérios socioeconômicos e geográficos. 

“Vamos ouvir as pessoas com humildade, sensibilidade. Não estamos aqui para assinar convênios e meses depois cancelar”, declarou o governador.

Com a presença de lideranças políticas da região do Norte de Minas e secretários de Estado, o governador disse que a presença em Montes Claros era uma “grande alegria” por significar a conclusão de um compromisso assumido na campanha eleitoral do ano passado.

“Essa proposta de ouvir para governar surgiu da caminhada que fizemos por Minas Gerais junto com muitas dessas lideranças que estão aqui. Percebi que havia um erro fundamental. Governava-se da capital para cá, para o Norte, o Nordeste, o Triângulo, a Zona da Mata. A capital tomava decisões que afetavam todas as regiões. Agora, as decisões passarão pelas regiões”, afirmou.

Território Norte
O Território Norte é composto por 86 municípios, distribuídos por nove microterritórios. No caso do Norte de Minas, o principal objetivo é reduzir as desigualdades já que, ao mesmo tempo que há municípios com alto índice de desenvolvimento humano, como Montes Claros, há cidades com índice baixo. 

Tudo isso gera problemas na saúde, educação, segurança, entre outras áreas, gerando a necessidade de o governo do Estado desenvolver ações específicas para superar os problemas.

A agenda dos Fóruns será disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br

O usuário deverá informar o nome de sua cidade e, assim, ter acesso às informações sobre os fóruns de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do email: forunsregionais@governo.mg.gov.br.

Leia também: Minas é dividida em 17 territórios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.