Pular para o conteúdo principal

GESTOS QUE TRANSFORMAM

Projetos desenvolvidos por alunos do campus Poços de Caldas da Unifal-MG incentivam a solidariedade


Cortesia, gentileza, solidariedade. São essas as ferramentas usadas por alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Campus de Poços de Caldas, no Sul de Minas, no desenvolvimento de atividades extensionistas propostas na disciplina de "Relações Internacionais e Globalização", ministrada pela professora Wilges Ariana Bruscato.

As ações integram o eixo de humanidades e empreendedorismo da unidade curricular do curso e envolvem a produção de um vídeo. 

“O trabalho consta da escolha, organização e desenvolvimento de uma ação de extensão, de qualquer caráter. Para documentá-la, devem produzir um vídeo e disponibilizá-lo no YouTube, para que todos os grupos possam assistir”, explica a professora.

Entre os temas trabalhados, estão aqueles voltados para o incentivo à doação de sangue e ajuda a asilos e instituições que acolhem a população em risco social em Poços. 

“Direciono os trabalhos de semestre para uma ação extensionista, de qualquer tipo, voltada para a comunidade ou mesmo interna, como forma de trabalhar diversas habilidades e dar oportunidade para que os alunos experimentem a extensão e tenham contato com outras realidades”, comenta.

Das cerca de 30 iniciativas apresentadas neste primeiro semestre de 2015, duas delas enfatizaram atitudes de humanização como forma de transformar o dia a dia das pessoas. Foram elas: “#GentilezaGeraGentileza” e  “Doação de Abraços”.

A gentileza como um espelho
Em #GentilezaGeraGentileza, os alunos doaram sangue, visitaram asilos e escolas e gravaram uma encenação no Parque José Afonso Junqueira de Poços, onde mostraram que pequenos gestos podem desencadear uma série de outras atitudes de cortesia que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. 

“Essa é a essência do nosso trabalho: mostrar a importância que é você fazer e receber a gentileza”, explica a aluna Letícia Darcie.

A iniciativa chamou a atenção da TV PLAN, emissora local, e ganhou destaque em reportagem na edição do jornal do dia 18 de abril deste ano.

 “O projeto é muito interessante, normalmente no dia a dia, você vê o contrário, falta de gentileza gerando falta de gentileza, mas o que a gente não percebe é que a vida é um ciclo”, comenta o repórter Lucas Passos em depoimento, destacando que um pequeno gesto de ajuda, pode voltar para a pessoa que ajudou.  


Doa-se abraço
Visando maior interação com a sociedade, os alunos do projeto Doação de Abraços promoveu uma campanha de humanização que consistiu na demonstração de afeto e solidariedade por meio do abraço. “A melhor forma de demonstrar afeto e carinho é através de um abraço, então a gente foi para ruas doar abraços”, apresenta o aluno Gustavo Faria no vídeo.

Os alunos entrevistaram a comunidade sobre a importância do abraço e utilizando cartazes saíram doando abraços a quem encontravam pela praça, pontos de ônibus e demais lugares de grande movimentação na cidade.

“Quantas pessoas você já abraçou hoje?” é a pergunta que finaliza a filmagem.  

A favor da vida
Um trabalho realizado no ano de 2013 também pode ser citado como um bom exemplo de produção discente. Intitulado “Sangue Universitário - A solidariedade corre em nossas veias!”, o projeto envolveu uma campanha de doação de sangue, partindo dos próprios alunos a iniciativa de doar, bem como o passo a passo na doação. 


“Nossa mensagem é simples: doar sangue é um ato de solidariedade, é um ato a favor de vidas, um ato cidadão”, destaca a equipe.  

Avaliando o resultado dos trabalhos desenvolvidos, professora Wilges Bruscato comenta: “Os vídeos, por vezes, não têm resultado de alta qualidade e ainda estamos, semestre a semestre, refinando o trabalho e os critérios de avaliação. Mas todos, de uma forma ou outra, crescem com este trabalho”.

De acordo com a docente, os grupos que levam a sério a proposta são muito beneficiados. 

“Para aqueles que se envolvem, a contribuição para a formação, em vários sentidos, é inegável. Desenvolvem diversas habilidades como a capacidade de tomar decisões, de organização e planejamento, de colocar-se frente o mundo, de trabalho em equipe, de estabelecer relações com a comunidade e instituições, de autoavaliação, de avaliação dos pares, além de habilidades técnicas, como o desenvolvimento coerente do conteúdo e aqueles que se referem à elaboração do vídeo”, assinala.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.