Pular para o conteúdo principal

SERVAS INAUGURA PROJETO QUE LEVA ÁGUA POTÁVEL A COMUNIDADES RURAIS NO INTERIOR DE MINAS

Primeiras unidades foram entregues nos municípios de Arinos e Formoso, no Noroeste do Estado, e vão beneficiar milhares de pessoas


A presidente do Servas e primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira Pimentel inaugurou, nesta segunda-feira, 31, as primeiras unidades do projeto Água Vida nos municípios de Arinos e Formoso, no Noroeste do Estado.

Em menos de cinco meses depois da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Servas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as primeiras coberturas, cisternas, módulos sanitários e fossas sépticas foram entregues para comunidades rurais do interior do estado que nunca tiveram acesso regular à água limpa. 

Ao todo, serão entregues 152 unidades do Água Vida, construídas com recursos do MPMG por meio do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado com o Servas e por meio de convênio com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

"Esta é a primeira vez que o Servas, desde sua criação em 1951, vai a um município tão distante da capital, Belo Horizonte. Vocês podem perguntar: mas o que isso significa? Por que esse momento é especial? Porque nós estamos cumprindo aquilo que o governador Fernando Pimentel nos pediu: 'Vá ao extremo Noroeste do estado, ao Norte e ao Jequitinhonha. Veja o que é a verdadeira Minas Gerais. Trabalhe para quem mais precisa do Estado, das instituições", disse Carolina Oliveira Pimentel em sua fala aos participantes.

O trabalhador rural José Ferreira, mais conhecido como "Seu Zezinho", recebeu uma das primeiras unidades e disse que não esperava um projeto como esse na região. 

"Eu carregava lata d'água na cabeça né, então só pegava o necessário. Agora, assim que chover, essa caixa vai estar cheia e preciso aprender a usar. Vou ensinar a quem quiser usar também, essa água é pra beber. Estou muito feliz mesmo com a chegada da cisterna e do sanitário, mas agora preciso é construir uma casa nova para ficar tudo bonito assim", afirmou, bem humorado, Seu Zezinho.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto Água Vida está diretamente vinculado às ações do 7º Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM), “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”. 

Criado para permitir o acesso à água potável daquelas comunidades que não conseguiram se enquadrar no programa federal Água Para Todos, as residências com telhados de sapê ou amianto ganharam novas coberturas que se ajustam às calhas para captar água da chuva e levá-la à cisterna.

O Servas também providenciou a instalação de fossas sépticas e módulos sanitários. A famílias beneficiadas receberão ainda neste mês treinamento voltado para uso consciente da água e palestras sobre cidadania e qualidade de vida. 

Acompanharam a cerimônia o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes, o ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior e o promotor de Justiça de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.