Pular para o conteúdo principal

GOVERNADOR CONVOCA JUVENTUDE A PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

Governador participa, em Caeté, da 4ª Conferência Estadual da Juventude, que irá levantar propostas para o encontro nacional em dezembro, em Brasília


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, convocou na última sexta-feira, 2, em Caeté, Região Metropolitana, durante a abertura da 4ª Conferência Estadual da Juventude, os jovens a participarem do governo e lutarem por seus direitos na construção de um Estado mais justo e solidário. 

O evento, que contou com a participação do secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, teve como tema “Construindo a Minas das Juventudes Gerais”.

“A juventude participa, tem voz, tem vez, tem espaço, tem inteligência, tem presença, e assim nós vamos fazer o Estado avançar na direção que nós queremos. O compromisso de estarmos juntos é que nos trouxe aqui”, declarou o governador.

Pimentel ressaltou a mudança de atitude da nova gestão, mais progressista, que irá mudar a história de Minas Gerais. “Demoramos muito para chegar até aqui. Então, não podemos errar. Temos de acertar”, disse.

Essa mudança de atitude, ainda segundo o governador, ganha ainda mais força com a participação popular. “O governador tem de ter humildade de ouvir, conversar, participar. E vocês têm de ter a presença e a força para nos ajudar quando for necessário. Têm de estar juntos conosco para defender as bandeiras de vocês e as nossas, que são coletivas”.

Para Pimentel, a conferência é um espaço de direito dos jovens. “Vocês estão no governo junto comigo e nós vamos governar Minas Gerais até o último dia desse mandato com a bandeira da juventude na mão”, finalizou.

Propostas
O secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, enalteceu a diversidade na participação da conferência e reconheceu a mudança de atitude da nova gestão estadual. 

“É um Estado que tem mostrado capacidade de fazer novas políticas, ao lado do povo, principalmente a partir da educação.”
Medina também defendeu a participação dos jovens na construção de políticas públicas e criticou qualquer tipo de discriminação. “Temos de ser mais horizontais. As juventudes querem fazer parte do processo de construção do país”, disse.

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, destacou a importância do encontro. “É o começo da construção de uma política pública para as juventudes de Minas Gerais. Desta vez, as propostas aqui debatidas terão resultados”, declarou.

A coordenadora Estadual da Juventude Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), Marilene Faustino, também defendeu a luta pela igualdade de direitos. 

“A união faz a força. Enquanto jovens, nós precisamos estar unidos. É uma juventude que não tem cor, que não tem raça, que não tem religião, que não tem partido político, mas que tem luta, que quer viver, que quer ser gente e fazer uma sociedade do jeito que a gente acredita”, afirmou.

O evento
Entre os principais objetivos da conferência, que aconteceu até ontem, domingo, 4, esteve a criação de uma agenda das juventudes, potencializando as diversas formas de participação juvenil, o combate a todas formas de preconceito e a efetivação das políticas públicas para os jovens.

O evento reuniu jovens de 325 municípios de todos os 17 territórios de desenvolvimento mineiros. Ao todo, foram realizadas 64 conferências municipais, 26 regionais e três territoriais, sendo eleitos 780 delegados.

Ainda durante o encontro foram consolidadas as principais demandas para serem levadas à 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em dezembro deste ano, em Brasília.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB), o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), o deputado estadual e líder de governo na Assembleia Legislativa, Durval Ângelo (PT), o subsecretário da Juventude, Miguel Ângelo, a coordenadora da Pastoral da Juventude, Jassiara dos Santos Figueiredo e representantes de movimentos estudantis e sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...