Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA: SEMINÁRIO DO AFROEMPREENDEDOR SERÁ REALIZADO EM BELO HORIZONTE

Evento gratuito discute sobre os desafios e oportunidades de empreendedores negros a frente dos pequenos negócios

Ex-ministra Nilma Lino Gomes será uma das palestrantes

Os afrodescendentes são maioria entre os empreendedores brasileiros. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), entre 2003 e 2013, o número de pessoas negras/pardas a frente de empresas no Brasil cresceu 24%, passando de 9,5 milhões para 11,8 milhões de pessoas. 

Somente em 2013, dos 23,5 milhões de donos de negócios no país, 50% eram afrodescendentes e 49% brancos.

Para compreender a diversidade empreendedora e promover o crescimento e desenvolvimento social e econômico dos negócios, gerando oportunidades para todos os empreendedores, o Sebrae Minas realiza o Seminário Afroempreendedor, no dia 27 de julho, em Belo Horizonte. 

Durante o seminário, os afroempreendedores irão participar de discussões sobre empreendedorismo, mercado, diversidade étnico-racial, comunicação, design e moda.

Serão promovidas palestras sobre “Identidade e Diversidade”, com a professora Nilma Lino Gomes (UFMG), e “Cenários do Afroempreendedor”, com João Carlos Nogueira, da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro). No Giro de Mercado, os participantes terão a oportunidade de troca de experiências entre empreendimentos, agências de publicidade e designers.

Já o painel “Educação das Relações Étnico-Racial para Comunicação, Design e Moda” será mediado por Sandrinha Flávia e terá a  participação de Dalmir Francisco, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  Nayara Garófalo, pesquisadora da PUC Minas e integrante do Conselho Municipal de Políticas de Igualde Racial em Belo Horizonte, Rafael Gregório, analista do Sebrae Minas e designer gráfico, Aldo Clecius, professor do Centro Universitário UNA, e Enia Dara,  designer de moda e proprietária da grife afro-brasileira de mesmo nome.

Donos de negócio negros e pardos:
®    Respondem por 50% dos donos de negócio do país;
®    Têm proporcionalmente menos anos de estudo (6,5 anos);
®    São mais jovens (em média têm 43 anos);
®    Recebem um rendimento médio mensal que equivale a menos da metade do recebidos pelos donos de negócio brancos;
®    Tem maior proporção de pessoas que começou a trabalhar até 17 anos;
®    Têm menos acesso aos recursos de telefonia e informática;
®    Menor proporção de pessoas coberta por algum sistema de previdência;
®    Menor proporção de pessoas que trabalha em local fixo urbano;
®    Maior percentual de indivíduos que trabalha na construção;
®    Maior concentração no nordeste do país.
Fonte: Pnad/2015

Serviço
Seminário Afroempreender
Data: 27 de julho, 
Horário: 17h às 22h
Local: Sede do Sebrae Minas - Avenida Barão Homem de Melo, 329 - Nova Granada - Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Inscrições: www.sebrae.com.br/minasgerais

por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho