Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA CONDENA CINCO MEMBROS DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE FRAUDAVA LICITAÇÕES NO SUL DE MINAS


O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - núcleo Varginha, no Sul de Minas, obteve a condenação de cinco pessoas presas durante a segunda fase da Operação VIP, deflagrada em 7 de maio de 2015. 

A ação resultou no desbaratamento de organização criminosa dedicada à prática de fraudes em licitações no Sul do estado.

A Justiça condenou os envolvidos pela prática dos crimes de organização criminosa, fraudes em licitações, falsificação de documentos, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. 

Os dois líderes do grupo, que permanecem presos, foram condenados à pena de 51 anos de prisão, além do pagamento de multa.

No curso da Ação Penal, que tramitou na Comarca de Nepomuceno, a Justiça considerou demonstrado que os réus se organizaram para fraudar licitações destinadas à locação de materiais de estrutura para shows custeados pelo Poder Público, o que causou grandes prejuízos ao erário de várias prefeituras. 

Conforme o MPMG, esses recursos ilícitos eram utilizados para compra de bens móveis e imóveis, que eram colocados em nome de outras pessoas, que funcionavam como “laranjas” do grupo criminoso.

As investigações apontaram que os líderes da organização criminosa, que são pai e filho, atuavam por meio da empresa conhecida como CM Souza Promoções.

Segundo o Gaeco, as investigações continuam em andamento para apuração da conduta de outros integrantes da organização criminosa.

Relembre o caso
No ano de 2013 o MPMG iniciou investigações para apurar fraudes na contratação de shows artísticos e locação de estruturas temporárias (palco, banheiros químicos, etc) na região de Lavras, identificando a participação de prefeitos, servidores públicos e empresários em mais de 40 municípios.

Em outubro daquele ano foi deflagrada a primeira fase da Operação VIP, que culminou na propositura de ações de improbidade administrativa e ações criminais na comarca de Lavras, com a colaboração premiada de um dos empresários envolvidos.

Visando à desarticulação dos grupos que atuavam na região, o MPMG prosseguiu no acompanhamento estratégico dos criminosos, que culminou na segunda fase da Operação VIP. 

Em 7 de maio de 2015, o MPMG cumpriu seis mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Nepomuceno, Ilicínea e Machado. 

Participaram do planejamento e execução das diligências cinco promotores de Justiça, 18 servidores do MPMG e 52 policiais militares.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...