Atividades visam fortalecer a promoção da Igualdade Racial em Minas e acontecem em vários locais
A Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial, deu início nesta semana à programação do Mês da Consciência Negra, que tem como tema “Construindo Minas Gerais Sem Racismo”.
O objetivo das atividades é promover a reflexão e o debate sobre a promoção da igualdade racial e o enfrentamento do racismo.
Em parceria com ONU Brasil, a oficina de abertura, realizada na terça, 8, e quarta-feira, 9, no Instituto Izabella Hendrix, teve como tema “O Comitê das Nações Unidas Sobre a Eliminação da Discriminação Racial”.
A ação é voltada para gestores com a finalidade de fortalecer do conhecimento sobre o papel do Comitê da ONU para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD) e obrigações do Estado no âmbito da Convenção.
Mais parcerias marcam a programação do mês de conscientização. No dia 17, o Sebrae promove o seminário “Afroempreender - Mulheres Negras Empreendedoras”, às 19h, na Avenida Barão Homem de Melo, 329 - Nova Granada.
Já a Copasa, prevê várias agendas ao longo dos próximos dias em sua sede, como exposições fotográficas e apresentações artísticas.
No dia 25, a Casa de Direitos Humanos, órgão da Sedpac, sedia a reunião da Comissão de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais, colegiado responsável por elaborar, acompanhar e monitorar a execução do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável desses povos no Estado.
A Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) também vai receber uma parte das atividades. Para os dias 16 e 17, está programada a mostra de filmes comentados sobre a resistência e identidade negra.
De 16 a 25, estará em exibição na CAMG a Exposição Fotográfica com Povos Quilombolas promovida pelo Sistema Sedinor / Idene.
Para a subsecretária de Igualdade Racial, Cleide Hilda Lima [foto], este momento simboliza todo o debate e construção do Governo de Minas Gerais no combate ao racismo.
“Eu sei quantos desafios estão colocados para a promoção da igualdade racial no Estado, com a imensidão que é Minas Gerais, mas nós temos a nosso favor o compromisso do governador Fernando Pimentel, que assinou o Sinapir, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, enfatiza a secretária.
A programação completa está disponível aqui.
Consciência Negra
As ações fazem parte das celebrações em torno do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.
A data foi consagrada no Brasil como forma de promover a valorização da história e da cultura da população negra, conforme a Lei 12.519/11, e faz referência ao dia em que Zumbi dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra à escravidão, foi assassinado, em 1695.
Nenhum comentário:
Postar um comentário