Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTOS E ENTIDADES DE LAVRAS VÃO AS RUAS DE BELO HORIZONTE NO DIA NACIONAL DE GREVE

Protesto contra a PEC 55 e a retirada de direitos une trabalhadores, estudantes das ocupações e movimentos sociais

Milhares de pessoas contrárias a Proposta de Emenda Constitucional 55, que congelará por longos vinte anos os investimentos na saúde e na educação, tomaram as ruas de Belo Horizonte na sexta-feira, 11, Dia Nacional de Greve.

A concentração começou pela manhã na Praça da Estação, no Centro da capital mineira, em atividade coordenada pela Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG). 

Os manifestantes se uniram a outros, que se concentraram na Praça Afonso Arinos e na Praça Sete. Três caravanas saíram de Lavras, no Sul de Minas, para participar dos atos. Duas do Sind-UTE e uma do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Lavras (SindUfla).


Trabalhadores de várias categorias dos setores público e privado paralisaram as atividades e se juntaram aos movimentos sociais, populares e estudantis e a estudantes que ocupam escolas e universidades em protesto contra a PEC 55, a reforma do ensino médio e a Lei da Mordaça, entre outras propostas que retiram direitos e conquistas.

Os grupos se encontraram por volta das 11 horas, na Praça Sete, e se dirigiram para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde participaram de uma audiência pública das Comissões de Direitos Humanos e do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. 

A sessão, que deveria tratar da regulamentação da terceirização, acabou encampando a retirada de direitos representada pelas propostas do governo de Michel Teme (PMDB) que estão  no Congresso Nacional. 

O Dia Nacional de Greve, convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em conjunto com as centrais sindicais, é uma preparação para a greve geral.

A reunião prestou ainda uma homenagem aos estudantes que ocupam escolas e universidades em todo o Estado contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/16, que limita o crescimento dos gastos públicos federais por 20 anos. 

Vários alunos pediram apoio para a luta e enfatizaram que estão conscientizando os colegas sobre as consequências da reforma. “Estamos lutando por nossas vidas”, afirmou, emocionada, a estudante Zi Reis.

“Se não fosse pelas ocupações, não teríamos um dia de luta como hoje, e os golpistas estariam mais livres para nos atacar”, lembrou também a presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG), Beatriz Cerqueira. Ela leu mensagem de uma ocupação de Uberlândia (Triângulo Mineiro) e afirmou que o movimento vem sendo criminalizado pela mídia e pelas instituições, mas não pode ser criminalizado pela sociedade.

RAIXO X DOS MOVIMENTOS EM LAVRAS

Paralisação estudantil
De acordo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em pleno acordo e consonância com o estatuto vigente, sendo aprovada pela diretoria do Diretório Central dos Estudantes e pelo Conselho de Entidades, a Assembleia Geral deliberou sobre a deflagração de greve dos estudantes, que foi aprovada com início imediato na última, quarta-feira, 8. 

Cerca de 3 mil estudantes participaram da assembleia no Restaurante Universitário. Em reunião no início da noite da última sexta-feira, 11, entre o DCE e a Reitoria, ficou acordado a convocação de reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) para a próxima sexta-feira, 18, com pauta única.

Nesta sessão do CEPE será votada a suspensão ou não do calendário acadêmico da instituição. Caso seja aprovada, as aulas na Universidade Federal de Lavras ficaram suspensas até o fim do movimento grevista.

Paralisação dos docentes
Em torno de 4 mil estudantes lotaram o Centro de Convivência (antiga Cantina Central) para acompanhar a assembleia dos professores da universidade, na última terça-feira, 8, ocorrida logo após a deflagração da greve discente. 

Por 132 votos a favor, 53 contrários e 2 abstenções a deflagração da greve da categoria, que teve início na última sexta-feira, 11.

O movimento grevista dos docentes é por tempo determinado, previsto para ocorrer até a decisão final no Congresso sobre a PEC 55. 

Paralisação dos técnico-administrativos
Os servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras oficializaram junto à Reitoria, no dia 21 de outubro, o início o movimento grevista da categoria.

Em assembleia extraordinária do Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (SindUFLA), realizada no dia 20 de outubro, foi deliberada a deflagração da greve seguindo a mobilização nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra).

No ofício encaminhado, a justificativa do movimento está alicerçada na luta “contra o desmonte do Estado Social Democrático de Direito, tão caro aos Constituintes de 1988”.

A greve da categoria é por tempo determinado, com duração enquanto se discute a Proposta de Emenda à Constituição na Câmara e no Senado.

O objetivo é pressionar para que a PEC 55 seja derrotada ou então arquivada. Após o desenrolar da tramitação da proposta, a greve será encerrada.

Pós-graduandos também aderem ao movimento grevista
Em Assembleia convocada pela Associação dos Pós-Graduandos (APG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na tarde da última quarta-feira, 9, no Palco do Centro de Convivência, os estudantes da pós aprovaram por 97 votos a favor e 40 contrários a adesão a greve.

Com essa votação, os quatro setores da UFLA (estudantes, servidores técnico-administrativos, professores e pós-graduandos) aderiram ao movimento grevista. A assembleia contou com a participação de 174 pós-graduandos da instituição e a greve é por determinada, sendo encerrada a após a tramitação final da PEC 55 (PEC 241).

Mobilizações nas escolas
As atividades dos movimentos sociais e entidades de Lavras também englobam as escolas estaduais do município.

Na última quarta-feira, 10, foi realizado um ato público das Escolas Estaduais de Lavras, às 11h, na Praça Doutor Augusto Silva, na região central da cidade. A ação teve o apoio também dos movimentos grevistas da Universidade Federal de Lavras.
com cobertura fotográfica de José Sebastião Andrade de Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho