sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

PEQUENOS NEGÓCIOS DO SUL DE MINAS, TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA PUXAM SALDO NEGATIVO DE EMPREGOS

Apesar do resultado, a diferença entre contratações e demissões em outubro melhorou se comparada ao mês anterior

As micro e pequenas empresas mineiras fecharam outubro com o saldo negativo de mais de 1,7 mil vagas de emprego. 

O Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foram as regiões que registraram mais demissões do que contratações durante esse período. 

O resultado foi apresentado por um levantamento feito pelo Sebrae Minas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Durante todo o mês, foram abertas 82.353 vagas em oposição a 84.081 desligamentos, gerando o saldo de - 1.728 postos de trabalho no estado. 

Apesar do saldo negativo, se comparado ao mês anterior, que registrou um déficit de mais de 9 mil vagas, outubro teve uma melhora considerável em relação a setembro deste ano.

O comércio foi o setor que mais gerou empregos, com 33.405 admissões e 3.1066 desligamentos, o que resultou no saldo positivo de 2.399 postos de trabalho. Já a Construção (638), Indústria de Transformação (10) e Extrativista (71) tiveram saldos menores, porém positivos. 

Entretanto, o setor Agropecuário voltou a se destacar com o pior resultado, foram -4.687 empregos; ao lado dos Serviços (-159), muito provavelmente em função de períodos de entressafra das principais culturas.

Na Região Centro do estado, houve mais contratações que demissões. Já o Sul de Minas, Triângulo e Alto Paranaíba fecharam juntos no mês o saldo de -2.731, novamente impactadas pelo setor Agropecuário. 

No Brasil, o saldo de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas teve uma piora em relação a setembro, de 1.989 passou para -15.375. O saldo de Minas Gerais ainda teve melhor desempenho do que estados como Goiás (-3.773), Rio de Janeiro (-3.408), São Paulo (-1.748) e Bahia (-1.746).
por Simone Guedes -  da Agência Sebrae MG de Notícias

Nenhum comentário: