segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL SE MANTÉM EM RANKING COMO A MAIS SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA

Professor Luiz Roberto durante a apresentação no evento, realizado na Indonésia

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) se manteve pelo 5º ano consecutivo no UI GreenMetric World University Ranking 2016 como a instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil.

Além disso, a instituição se manteve como a primeira da América Latina e a 38ª entre todas as universidades participantes. Anualmente, o ranking internacional sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo.

A UI GreenMetric divulgou os resultados do ranking mundial no último dia 29 de dezembro. Esta é a sétima edição do ranking, que compara os esforços das universidades com gestão ambiental do câmpus. Neste ano, participaram 516 universidades de 74 países participaram.

A avaliação é organizada sob seis categorias principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente.

Para o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, idealizador do Plano Ambiental e Estruturante, a posição no ranking 2016 consolida a imagem da Universidade como uma das instituições mais atuantes no que tange à gestão ambiental, aliando crescimento e sustentabilidade. 

“O importante é que estamos contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a preservação ambiental, por meio de diversas ações que podem ser vivenciadas na própria universidade. Este é o resultado de um esforço coletivo, que envolve toda a comunidade acadêmica. Não se trata de um plano acabado, concluído; pelo contrário, suas ações devem ser constantemente atualizadas para uma evolução contínua”, reforça.

Na lista das universidades mais sustentáveis, a UFLA coloca a bandeira do Brasil em destaque na 38ª posição, sendo que a segunda instituição brasileira no ranking ocupa a posição 139 – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Apenas 14 instituições brasileiras são representadas, sendo sete universidades federais, duas estaduais, um instituto federal e quatro particulares. Entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a posição 278.  

A University of California Davis, nos EUA, foi classificada em primeiro lugar, seguida pela Universidade de Nottingham no Reino Unido e terceira posição é realizada pela Wageningen University & Research, Países Baixos. Universidade de Connecticut, Universidade de Oxford, Universitat Fur Bodenkultur Wien, Keele University, Universidade de Berkeley Califórnia e Nottingham Trent University estão no top 10 de classificação.

A novidade deste ano é que a UI GreenMetric iniciou uma rede de colaboração, da qual a UFLA faz parte, com o objetivo de oferecer um fórum permanente para as universidades compartilharem experiências e práticas exitosas na implantação de seus planos ambientais.

 Em 2016, as ações da UFLA foram destacadas na programação do 2º International Workshop on UI GreenMetric 2016, realizado na Indonésia. 

O professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme do Departamento de Ciências Florestais (DCF), representando o reitor da Universidade, apresentou as principais a estratégicas ambientais adotadas e o estado da arte – onde estamos, de onde viemos e onde queremos chegar. 

A abordagem do professor Luiz Roberto foi elogiada pelos organizadores, rendendo o convite para a participação na edição 2017 do evento, que será realizada na Turquia.

Nenhum comentário: